Publicidade Titulo Publieditorial
Lionel Messi: craque argentino já disputou partidas nos
Estados Unidos e com estatísticas muito favoráveis
Divulgação
26/06/2023 | 09:51
Compartilhar notícia
Divulgação


 O craque argentino Lionel Messi optou por ingressar no Inter Miami, equipe profissional de futebol de Miami, na Flórida. O camisa 10 está perto de ter sua primeira experiência na Major League Soccer (MLS), o principal campeonato de futebol dos Estados Unidos. A equipe foi fundada em 2018 e estreou na liga em 2020.


Depois de negociações truncadas com FC Barcelona e Al Hilal (clube de futebol da Arábia Saudita), o capitão da Seleção Argentina escolheu Miami, a cidade que gosta muito de passar férias e também de viver, como já havia revelado anteriormente. Leo Messi também foi convencido pelos donos da equipe, os irmãos e empresários Jorge e José Mas, e o ex-jogador britânico David Beckham, que é presidente do setor de futebol do Inter Miami.

Embora esta seja a primeira vez que joga em um campeonato fora do Velho Continente, Messi já tem experiência nos Estados Unidos e com estatísticas muito favoráveis. Entre sua atuação pela Seleção da Argentina e pelo FC Barcelona, clube onde atuou até 2021
na Espanha, ??ele já teve oportunidade de disputar um total de 21 jogos nos gramados norte-americanos: 16 amistosos e cinco jogos da Copa América 2016. Nas partidas, o campeão mundial marcou 20 gols (16 pela Seleção Argentina e 4 pelo Barcelona) e sua única derrota foi por pênaltis.

 Partidas de Messi nos Estados Unidos, sua próxima casa

Em agosto de 2006, o Barcelona passou parte de sua pré-temporada na América do Norte, onde disputou dois amistosos nas cidades de Houston e Nova York. Este foi o primeiro contato de Messi com o futebol americano.

A primeira grande partida foi contra o América do México, que terminou com um empate em 4 a 4 no Reliant Stadium (atual NRG Stadium), em Houston. Messi começou no banco de reservas e entrou no segundo tempo para jogar a última meia hora. Três dias depois da estreia, o craque marcou o primeiro gol – no MetLife Stadium (Nova York), quando o Barcelona enfrentou o New York Red Bulls.

Dois anos depois ??Messi regressou aos Estados Unidos, mas desta vez, com a Seleção da
Argentina. Dirigido por Alfio Basile, a equipe fez uma grande atuação em San Diego (Califórnia) e goleou o México por 4 a 1. Leo foi um dos destaques do jogo e completou sua atuação com um gol e uma assistência.

Em seguida veio mais um amistoso: em New Jersey, com resultado que não passou de 0 a 0, no Giants Stadium.
Entre 2009 e 2012, o capitão argentino visitou os Estados Unidos várias vezes e somou mais cinco jogos à sua conta. Com a camisa do Barça, enfrentou Los Angeles Galaxy (vitória por 2 a 1), Seattle Sounders (vitória por 4 a 0) e Chivas de Guadalajara (empate em 1 a 1).

Já com a camisa argentina, após um empate em 1 a 1 com os locais, o campeão do mundo fez um de seus jogos mais memoráveis, com tudo o que isso implica. Em 9 de junho de 2012, Messi levou a Argentina à vitória por 4 a 3 no clássico contra o Brasil em New Jersey, com três gols que deslumbraram os mais de 82 mil espectadores em uma apresentação cinematográfica.

Leo Messi voltou à América do Norte depois de três anos e jogou dois novos amistosos pela Seleção da Argentina, contra times latino-americanos. A primeira dessas partidas, em Houston, foi contra a Bolívia – o sete vezes vencedor do Ballon d''Or (ele tinha quatro troféus na época) marcou dois gols para um histórico 7 a 0. Contra o México, marcou um gol no empate por 2 a 2 no Texas.

O ano de 2016 marcou o 100º aniversário da primeira
Copa América e a Conmebol decidiu realizar uma edição especial do evento nos Estados Unidos. A Argentina de Gerardo Martino era uma das favoritas ao título e provaria isso jogo a jogo. Messi fez sua estreia no segundo jogo da melhor forma: com um hat-trick na vitória por 5 a 0 sobre o Panamá, em Chicago. Para o último jogo do grupo, o craque deixou para o segundo tempo a vitória por 3 a 0 sobre a Bolívia.

Nas quartas de final, a Argentina não teve surpresas e venceu tranquilamente a Venezuela por 4 a 1 com gol do capitão. Já nas semifinais, a Albiceleste encarou os donos da casa e Messi marcou um gol memorável na vitória por 4 a 0 em Houston, demonstrando porque é considerado um dos melhores jogadores da história do futebol.

Na Copa América Centenário, em New Jersey, a Seleção Argentina não teve um final feliz – na partida decisiva contra o Chile, o jogo foi para os pênaltis e Messi errou o primeiro. La Roja se sagrou bicampeã.

 A primeira vez de Messi em Miami

Em 2017, o clube catalão fez uma nova pré-temporada em diferentes localidades do país norte-americano. Depois de duas vitórias sem marcar frente à Juventus (2-1) e ao Manchester United (1-0), Messi estreou em Miami, cidade que escolheu como próximo destino, contra o rival
Real Madrid.

O Venue Hard Rock recebeu um grande clássico espanhol. O Barcelona tinha figuras do calibre de Messi, Luís Suárez e Neymar; enquanto no Real Madrid se destacaram os nomes de Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e Karim Benzema. Num grande jogo, o Barcelona saiu vitorioso por 3 a 2, com Leo Messi marcando o primeiro.

Em setembro de 2022, após o início da Copa do Mundo no Catar, o então jogador do PSG somou uma nova dupla de amistosos nos Estados Unidos. A primeira foi novamente em Miami contra Honduras, onde marcou dois gols e a Argentina venceu por 3 a 0. Quatro dias depois, Messi marcou mais duas vezes contra a Jamaica, em Harrinson, e o time selou uma goleada por 3 a 0. Esses foram, até agora, os dois últimos gritos de gol do melhor jogador de futebol do mundo nos Estados Unidos.
 
 Quando e contra quem Lionel Messi estreará com o Inter de Miami nos Estados Unidos?

Depois de confirmar a contratação de Lionel Messi, a franquia do sul da Flórida já tem um importante plano para realizar a estreia do Campeão do Mundo com a Seleção Argentina no DRV PNK Stadium (anteriormente Inter Miami CF Stadium) no final de julho.

Se tudo seguir conforme o plano do Inter Miami, a estreia de Leo Messi com a camisa do clube poderá ser em 21 de julho, durante a primeira jornada da Leagues Cup, em que a equipe iniciará sua participação enfrentando o Cruz Azul, na Liga MX.

Já sua estreia oficial na MLS aconteceria assim que a Copa das Ligas terminasse e poderia ser na qualidade de visitante nas partidas contra o New York Red Bulls ou contra o atual campeão, o Los Angeles FC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;