Internacional Titulo
Príncipe William iniciará carreira no exército britânico
Da AFP
21/10/2005 | 19:39
Compartilhar notícia


O príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, entrará no exército assim que terminar seus estudos na Academia Militar de Sandhurst, onde já estuda seu irmão caçula, Harry. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela casa real britânica.

O primogênito de Charles e Diana, de 23 anos, recebeu nesta manhã a notícia de que passou no exame de seleção para a academia militar de Sandhurst, em Surrey (sudeste da Inglaterra), onde provavelmente ingressará em janeiro.

"Eu estou absolutamente contente de ter vencido o primeiro obstáculo, mas estou consciente, depois de conversar muito com Harry, de que se trata apenas do começo", disse William em um comunicado. "Estou realmente ansioso para tomar meu lugar ao lado de todos os outros cadetes de Sandhurst".

Nas primeiras cinco semanas de um treinamento rigoroso de 44 semanas, William e os outros cadetes terão que acordar ao amanhecer, dormir tarde, não poderão sair e terão pouco tempo livre. O príncipe já havia dito que queria lutar por seu país, portanto sua decisão não surpreendeu os especialistas na realeza.

"Ele vai ser rei, será comandante-em-chefe e, conseqüentemente, vai precisar de algum tipo de treinamento militar, portanto não é uma surpresa, mas uma boa notícia", declarou o observador Dickie Arbiter.

Perguntado se acha que William tem as condições físicas e mentais para vencer o desafio, Arbiter respondeu com um enfático "sim". Embora o príncipe tenha dito que estaria pronto para entrar em campo com seus homens, outro especialista real, James Whittaker, do tablóide Daily Mirror, acredita não haver chance de que ele seja mandado para o front, como o Iraque, por exemplo.

"Eu não acho que ele vá entrar em uma área de risco", disse. Apesar de seguirem a tradição da família real de prestar serviço militar, a decisão de William e Harry de ingressar no Exército representa uma reviravolta em relação a seus familiares mais próximos.

O pai deles fez treinamento de piloto na Força Aérea antes de passar para a Marinha, enquanto seu avô, o príncipe Philip, marido da rainha, foi oficial da Marinha durante a Segunda Guerra Mundial.

Seu tio, o príncipe Andrew, foi piloto de helicóptero da Marinha Real durante a guerra das Malvinas com a Argentina, em 1982. Segundo um porta-voz da Clarence House, o príncipe Charles e Harry ficaram "absolutamente felizes" com a notícia. "Seu pai ficou muito orgulhoso", acrescentou.

William será o membro de maior estirpe da casa real britânica na história recente do país a estudar na seleta academia militar. Ele e o irmão ficarão juntos em Sandhurst durante três meses, já que Harry, 21 anos, concluirá seu treinamento em abril de 2006.

Antes de entrar na academia, no início de novembro William ingressará no HSBC, o segundo banco do mundo, onde trabalhará principalmente no departamento encarregado de entidades beneficentes.

Em junho passado, o príncipe William se licenciou em Geografia na Universidade de Saint Andrew's (Escócia) com uma nota mediana. A grande maioria dos britânicos expressou em pesquisas que prefere que William suceda a rainha Elizabeth II no lugar de seu pai, o príncipe de Gales, de 56 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;