Esportes Titulo
São Bernardo ataca o Sertãozinho no Interior
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
13/10/2010 | 09:49
Compartilhar notícia


O São Bernardo encara o Sertãozinho, às 19h30 de hoje, no Interior, no penúltimo desafio de ambos pela segunda fase da Copa Paulista. O time de Ruy Scarpino (cinco pontos) ocupa o terceiro lugar no Grupo 8. O lanterna (três) também não pode admitir a derrota para resgatar as chances de avançar no torneio estadual. Classificam-se dois de cada chave.

A matemática do técnico Ruy Scarpino é bem simplificada. Segundo ele, o ideal é ganhar os dois próximos duelos para não ficar na dependência do que aconteça entre Penapolense (líder, oito) e Ituano (cinco, em 2º) - estes medem forças em Itu, às 15h. Domingo, às 10h, o Tigre recebe o Ituano. Todos continuam na luta.

"Se levarmos em conta o lado teórico, diria que poderíamos empatar uma e ganhar outra. Mas, para não correr nenhum risco, vamos imaginar que só as duas vitórias nos interessam", sugere o comandante, atento ao equilíbrio na reta decisiva da competição. Ruy apostava no retorno do capitão Dirceu, mas ele ainda não se recuperou da contratura muscular na coxa direita, não resistiu aos testes mais pesados. O volante Melika (dores no tórax) permanece de fora.

Scarpino definiu a característica de quem não deve, segundo ele, exagerar na ousadia ou puxar demais o breque na hora de atacar, defender ou preencher inteligentemente os espaços para bloquear os contragolpes. "O perfil do meu esquema é sempre ofensivo. Não sei retrancar. Mesmo assim, é necessário assumir uma postura equilibrada. É assim que podemos chegar lá (à etapa seguinte). Sem atropelos nem comodismo. Meus atletas conhecem o meu jeito", disse o treinador, que tem a infalível receita na planilha.

"O primeira coisa é não repetir os desacertos defensivos que cometemos em algumas rodadas. É fundamental que a gente melhore a pontaria", sugere Scarpino, ao analisar dois problemas que o intrigam - descuidos na zaga e pouco aproveitamento nos arremates. "Se estivéssemos ligados, venceríamos a Penapolense (2 a 2). Agora, seremos obrigados a nos desdobrar muito mais", supõe.

MUDANÇA - A volta de Niander à lateral direita é a única novidade confirmada pelo técnico na vaga de Luiz Ricardo. Raul estava improvisado no setor, mas Scarpino decidiu recolocá-lo no sistema ofensivo.

A única dúvida fica entre Wellington e Zé Forte no meio-campo. Leandro Gobatto e Bady completam o quadrado. Na zaga, ele investe na segurança de Júnior e Bruno Alves, uma dupla reconhecidamente bem entrosada. Confia, ainda, nos habituais avanços do ala Kauê pela esquerda. Uma das maiores apostas é o centroavante Diogo Acosta, autor de um golaço na Penapolense.

No Sertãozinho, apenas um desfalque: Barrinha, suspenso pelo cartão vermelho diante do Ituano. Fernando Sá é o substituto.

Scarpino contesta denúncia e ameaça processar árbitro

Ruy Scarpino, contou ontem que irá processar o árbitro Guilherme Lino Porfírio por ‘difamação e calúnia'.

O juiz colocou no relatório de São Bernardo x Penapolense, sábado, no Estádio 1º de Maio, pela Copa Paulista, que o técnico do Tigre ofendeu-o moralmente logo depois do encerramento do jogo.

"Ele me acusou de xingá-lo de safado e f.d.p. É mentira. Agora, vai provar ou desmentir. Espero que o rapaz se retrate ou confirme. A imprensa estava perto de mim na beira do gramado e pode testemunhar que apenas falei alto para reclamar do pênalti não assinalado em cima do meu atacante (Kiros, empurrado pelas costas ao saltar na área). Isso não vai ficar assim", alerta o treinador.

Scarpino lembra que, em 2006, nos tempos do Santo André, também saiu expulso na derrota (1 a 0) contra o Sport. "Reclamei do pênalti (bola na mão de Durval) não marcado. Fui citado pelas ofensas que não houve. Levei as imagens ao tribunal e provei a minha inocência. Ainda chamaram o juiz de mentiroso e covarde".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;