Sabores&Saberes Titulo Sabores&Saberes
Saudável: definição complexa!
Por Antonio Carlos do Nascimento
05/06/2023 | 10:19
Compartilhar notícia


 Faz pouco tempo que em uma de minhas caminhadas matinais de domingo, parei por alguns minutos de frente para os degraus mais baixos de uma frequentada escadaria de meu bairro. 

A estrutura íngreme e extensa, com mais de cem degraus, tornou-se conhecida e cobiçada há alguns anos, pelo fato de ter sido ‘escalada’ rotineiramente por uma famosa influencer. 

Embora não faltem jovens sarados e com bastante resistência, que sobem e descem a inclinação desafiando seus próprios limites, o que realmente assusta é a quantidade de inocentes principiantes, de variadas idades, habitualmente acima do peso e muito fora de forma, decididos a mudarem seus destinos corporais.

Longe de ser saudável, esse enfrentamento traz riscos aos jovens para graves lesões articulares, e para aqueles com mais de 40 anos, associa-se o perigo de uma placa arteriosclerótica coronariana descolar-se e provocar infarto agudo do miocárdio.

A prática do exercício físico é indispensável, também em planejamento que vislumbre o emagrecimento, pois, embora sua execução não provoque perda ponderal, traz numerosas benesses, entre as quais, a proteção contra o acúmulo de gordura, contudo, obriga ao aconselhamento médico e eventualmente de um educador físico.

Outra investida comum de ávidos candidatos ao mundo fitness, é a visita ao ‘corredor de saúde’ do supermercado e por lá desfilar entre as gondolas repletas de gelatinas diets, barrinhas de castanhas, tabletes de proteínas e muito produto sem glúten, para anotar os artigos mais prescritos por alguns pouco sérios nutrólogos e nutricionistas (felizmente não são a regra).

Qualquer avaliação lúcida destes alimentos os colocará no patamar dos ultraprocessados, indesejados em qualquer cartilha de orientação nutricional, com alguns destes itens indo bem além de não contribuir para o que prometem, compondo na vastidão de elementos causadores de inúmeras doenças!

É isso, vida saudável não é para amadores!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;