Os produtos expostos reúnem caminhões, picapes, furgões, carretas, reboques, pneus, equipamentos rodoviários, acessórios e serviços. Veja algumas das novidades.
Mercedes-Benz – o grande destaque é a tecnologia eletrônica para os motores diesel. Com cerca de 50% das vendas representadas por caminhões equipados com essa motorização, a Mercedes expõe 16 veículos eletrônicos de todas as categorias: leves, médios, semipesados, pesados e extrapesados, além do utilitário Sprinter. A intenção da marca é mostrar as vantagens operacionais desta tecnologia que atende aos níveis de emissões Proconve P 5 (equivalente à Euro III) que entrará em vigor a partir de 2004.
Volkswagen - a Volkswagen oferecxe aos visitantes uma amostra das várias soluções de transporte oferecidas aos mercados interno e externo. Uma área com mais de 2.200 m2 abriga um Receptivo, veículos e uma exposição detalhando a tecnologia dos novos produtos Electronic.
A Volkswagen mostra ainda versões esportivas de seus caminhões, que vêm se destacando em competições nas pistas e no fora-de-estrada: o VW 18.310 de Renato Martins, da Fórmula Truck; o VW 8.150 de Alfredo Yahn, do Rally Cross-Country; e o VW 15.180 do alpinista Waldemar Niclevicz, que e em 2004 rodará no projeto Mundo Andino. Outra atração é o clone do caminhão usado por Pedro e Bino, personagens da minissérie de TV Carga Pesada da Rede Globo.
Scania - a empresa faz três lançamentos. O novo cavalo-mecânico Scania P94 GA 4x2 que puxa até 43 toneladas de carga e vem com motor eletrônico de 300 cavalos e torque de 145,4 mkgf é um deles. O outro é o caminhão R164 GA6x4 com motor V8, de 16 litros e 480 cavalos de potência. Este é indicado para a tração de combinações veiculares de carga (CVC), como bitrens e rodotrens, rebocando entre 57 e 74 toneladas. O terceiro é o sistema inédito de monitoramento e gerenciamento de veículos por satélite, desenvolvido inteiramente no Brasil denominado IRIS (Inteligência e Rastreamento Integrado por Satélite).
Ford – a montadora traz três novidades na linha Cargo. Um deles é o leve 815 S, com distância entreeixos de 4.300 mm e maior capacidade de carga para o transporte urbano e intermunicipal de cargas volumosas. Outro destaque são os MaxTruck 2421 e 2422, que inauguram a linha de veículos 6x2 originais de fábrica e chegam com a vantagem técnica de 24 toneladas, ou seja, uma a mais em comparação com os demais 6x2 disponíveis no mercado.
Iveco – O principal lançamento é o Stralis HD 380 equipado com o motor eletrônico Iveco Cursor 13 de 4 válvulas por cilindro. Eleito caminhão do ano na Europa em 2003, o modelo chega para ocupar a posição de top de linha da marca. A empresa está disponibilizando para o segmento off-road o Eurotrakker 6x4 em duas versões: caminhão-chassi com motor Iveco de 370 cavalos de potência, indicada para basculantes sobre chassi e composições do tipo romeu-e-julieta e treminhões, e a outra versão, um cavalo-mecânico com motor Iveco de 420 cavalos indicada para tracionar semi-reboques 3 eixos, bitrens e rodotrens.
Fiat – a montadora mineira criou uma vila olímpica para mostrar a versatilidade de seus veículos comerciais. No estande temático um dos destaques é o Siena movido a gás natural, que já sai de fábrica com a preparação para o kit GNV. Outro é o Doblò Adventure, recém-lançado e que está presente em versões voltadas para o serviço policial militar e florestal.
Renault – a marca francesa está apresentando o Kangoo Express equipado com motor 1.6 litro 16V de 95 cv, em substituição ao motor 1.6 8V. Na linha Master, a empresa mostra algumas versões como o Furgão L1H1 (chassi curto com teto baixo), o Furgão L1H2 (chassi curto com teto elevado), além dos modelos Minibus de 16 lugares, baseada na L2H2.
Cummins - apresenta seu novo motor ecológico Interact, que recebeu no mês passado a certificação Conama 5, equivalente ao Euro III. Trata-se da evolução dos motores com gerenciamento eletrônico que combina controles eletrônicos e monitoramento completo das atividades do engenho com sistemas de injeção de alta pressão e componentes ultra-robustos. Esse motor vai equipar diversos modelos de caminhões da Volkswagen, também expostos no Anhembi.
MWM – apresenta a nova linha de propulsores eletrônicos, que passará a ser produzida a partir do início de 2004. O destaque fica por conta do MWM 6.10 TCA, que equipa o último lançamento da Volvo, o VM, primeiro caminhão semipesado da marca produzido fora da Europa.
Michelin - mostra pela primeira vez no país a tecnologia "Anti-Splash" e o conceito de pneu X-One. Desenvolvido pela própria empresa, o "Anti-Splash" é um defletor para pneus de caminhões, que visa o aumento da segurança dos motoristas nas estradas durante o período de chuvas. Já o Michelin X-One substitui a montagem geminada por uma simples, em caminhões e ônibus, o que proporciona aumento da capacidade de carga, ganho de espaço e, acima de tudo, redução no consumo de combustível, segundo o fabricante.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.