Automóveis Titulo
Otimismo domina a Fenatran 2003
Por Paulo Bittencourt
Agência AutoInforme
21/10/2003 | 19:15
Compartilhar notícia


Os organizadores e os mais de 200 expositores presentes na Fenatran, que está sendo realizada no Anhembi, mantêm expectativas otimistas sobre bons negócios movidos principalmente pelas medidas que estão sendo adotadas pelo governo, como a redução da taxa básica de juros, inflação controlada e câmbio estável. De outro lado, o mercado de caminhões, que este ano deverá situar-se em torno de 70 mil unidades produzidas, não enfrentou crises como aconteceu com os automóveis, registrando comportamento estável até agosto.

Os produtos expostos reúnem caminhões, picapes, furgões, carretas, reboques, pneus, equipamentos rodoviários, acessórios e serviços. Veja algumas das novidades.

Mercedes-Benz – o grande destaque é a tecnologia eletrônica para os motores diesel. Com cerca de 50% das vendas representadas por caminhões equipados com essa motorização, a Mercedes expõe 16 veículos eletrônicos de todas as categorias: leves, médios, semipesados, pesados e extrapesados, além do utilitário Sprinter. A intenção da marca é mostrar as vantagens operacionais desta tecnologia que atende aos níveis de emissões Proconve P 5 (equivalente à Euro III) que entrará em vigor a partir de 2004.

Volkswagen - a Volkswagen oferecxe aos visitantes uma amostra das várias soluções de transporte oferecidas aos mercados interno e externo. Uma área com mais de 2.200 m2 abriga um Receptivo, veículos e uma exposição detalhando a tecnologia dos novos produtos Electronic.

A Volkswagen mostra ainda versões esportivas de seus caminhões, que vêm se destacando em competições nas pistas e no fora-de-estrada: o VW 18.310 de Renato Martins, da Fórmula Truck; o VW 8.150 de Alfredo Yahn, do Rally Cross-Country; e o VW 15.180 do alpinista Waldemar Niclevicz, que e em 2004 rodará no projeto Mundo Andino. Outra atração é o clone do caminhão usado por Pedro e Bino, personagens da minissérie de TV Carga Pesada da Rede Globo.

Scania - a empresa faz três lançamentos. O novo cavalo-mecânico Scania P94 GA 4x2 que puxa até 43 toneladas de carga e vem com motor eletrônico de 300 cavalos e torque de 145,4 mkgf é um deles. O outro é o caminhão R164 GA6x4 com motor V8, de 16 litros e 480 cavalos de potência. Este é indicado para a tração de combinações veiculares de carga (CVC), como bitrens e rodotrens, rebocando entre 57 e 74 toneladas. O terceiro é o sistema inédito de monitoramento e gerenciamento de veículos por satélite, desenvolvido inteiramente no Brasil denominado IRIS (Inteligência e Rastreamento Integrado por Satélite).

Ford – a montadora traz três novidades na linha Cargo. Um deles é o leve 815 S, com distância entreeixos de 4.300 mm e maior capacidade de carga para o transporte urbano e intermunicipal de cargas volumosas. Outro destaque são os MaxTruck 2421 e 2422, que inauguram a linha de veículos 6x2 originais de fábrica e chegam com a vantagem técnica de 24 toneladas, ou seja, uma a mais em comparação com os demais 6x2 disponíveis no mercado.

Iveco – O principal lançamento é o Stralis HD 380 equipado com o motor eletrônico Iveco Cursor 13 de 4 válvulas por cilindro. Eleito caminhão do ano na Europa em 2003, o modelo chega para ocupar a posição de top de linha da marca. A empresa está disponibilizando para o segmento off-road o Eurotrakker 6x4 em duas versões: caminhão-chassi com motor Iveco de 370 cavalos de potência, indicada para basculantes sobre chassi e composições do tipo romeu-e-julieta e treminhões, e a outra versão, um cavalo-mecânico com motor Iveco de 420 cavalos indicada para tracionar semi-reboques 3 eixos, bitrens e rodotrens.

Fiat – a montadora mineira criou uma vila olímpica para mostrar a versatilidade de seus veículos comerciais. No estande temático um dos destaques é o Siena movido a gás natural, que já sai de fábrica com a preparação para o kit GNV. Outro é o Doblò Adventure, recém-lançado e que está presente em versões voltadas para o serviço policial militar e florestal.

Renault – a marca francesa está apresentando o Kangoo Express equipado com motor 1.6 litro 16V de 95 cv, em substituição ao motor 1.6 8V. Na linha Master, a empresa mostra algumas versões como o Furgão L1H1 (chassi curto com teto baixo), o Furgão L1H2 (chassi curto com teto elevado), além dos modelos Minibus de 16 lugares, baseada na L2H2.

Cummins - apresenta seu novo motor ecológico Interact, que recebeu no mês passado a certificação Conama 5, equivalente ao Euro III. Trata-se da evolução dos motores com gerenciamento eletrônico que combina controles eletrônicos e monitoramento completo das atividades do engenho com sistemas de injeção de alta pressão e componentes ultra-robustos. Esse motor vai equipar diversos modelos de caminhões da Volkswagen, também expostos no Anhembi.

MWM – apresenta a nova linha de propulsores eletrônicos, que passará a ser produzida a partir do início de 2004. O destaque fica por conta do MWM 6.10 TCA, que equipa o último lançamento da Volvo, o VM, primeiro caminhão semipesado da marca produzido fora da Europa.

Michelin - mostra pela primeira vez no país a tecnologia "Anti-Splash" e o conceito de pneu X-One. Desenvolvido pela própria empresa, o "Anti-Splash" é um defletor para pneus de caminhões, que visa o aumento da segurança dos motoristas nas estradas durante o período de chuvas. Já o Michelin X-One substitui a montagem geminada por uma simples, em caminhões e ônibus, o que proporciona aumento da capacidade de carga, ganho de espaço e, acima de tudo, redução no consumo de combustível, segundo o fabricante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;