Cultura & Lazer Titulo
Coleção Imaginário documenta o ABC
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
08/08/2001 | 22:02
Compartilhar notícia


Um grupo do Grande ABC que atua em áreas distintas, como literatura, dramaturgia e história, produziu retratos literários da região sob a forma de diário e tendo como base o ano de 1999. Batizada como Coleção Imaginário, a série, que entre outros temas aborda política e cultura regional, ganha mais dois volumes nesta quinta.

Além da Prosaica Realidade (Quase Diário / 1999), do sociólogo e professor de antropologia cultural da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo) Alexandre Takara, também secretário-adjunto da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Santo André, e Idos e Vividos – A Cota Diária do Meu Samburá, da educadora e musicista Marília Magalhães Pedrosa, serão lançados a partir das 18h em evento aberto ao público na Alpharrabio Livraria Espaço-Cultura, em Santo André, editora das obras.

Com os dois novos livros, a coleção agora contabiliza cinco volumes. Os primeiros foram lançados em outubro passado: Minudências, da escritora e poeta Dalila Teles Veras, Na Trilha do Trem e ABC no Fim do Milênio, de Valdecirio Teles Veras e de Antonio Possidonio Sampaio, respectivamente, que são advogados e escritores.

O lançamento desta quinta contará ainda com a performance O Artista Inconfessável, do ator Carlos Lotto, de Santo André, e baseada no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto. Outra atração é a artista plástica Elda Fanucchi, de São Paulo, que exibirá telas em tecido que têm como influência a obra Prosa, também de João Cabral.

Os próximos títulos programados da Coleção Imaginário levam assinaturas do historiador, escritor e colaborador do Diário Ademir Medici, do escritor Irineu Volpato e do dramaturgo Luís Alberto de Abreu. Os dois novos volumes estarão à venda hoje a R$ 20 cada e os autores estarão presentes para conceder autógrafos. Quem adquirir os dois títulos terá desconto e pagará R$ 30.

A Coleção Imaginário foi idealizada por Antonio Possidonio Sampaio, autor de vários livros sobre a região. Entre outros, destaca-se ABC Cotidiano, que abrange o dia-a-dia regional do ano de 1992.

A idéia da série surgiu em uma das reuniões do grupo Escritores em Movimento que, desde 1997 se reúne no primeiro sábado de cada mês na Alpharrabio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;