Diarinho Titulo Cuidado
Fique longe da fogueira
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
10/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Pula a fogueira iaiá, pula a fogueira ioiô. Cuidado para não se queimar. Olha que a fogueira já queimou o meu amor." A famosa canção fala sobre a tradição que não surgiu apenas porque em junho faz frio. Acredita-se que, quando São João (conhecido na Bíblia como João Batista e um dos santos homenageados nessa época do ano) nasceu, a mãe acendeu uma fogueira para que a fumaça levasse a notícia a amigos e parentes. Por isso, o costume de fazê-la foi introduzido na festa junina.

"Meu avô e meu tio preparam fogueira quando tem comemoração no sítio", diz Mariana Dominicheli, 8 anos. Mas a menina sabe que somente os adultos podem construí-la. "É perigoso chegar perto. A gente pode se queimar."

É importante lembrar que bombas e fogos de artifício também podem machucar gravemente. "A gente só pode brincar com biribinha (aquela que faz barulho quando é jogada com força no chão)", afirma Enzo Del Pino Blanco, 7.

O menino também sabe que soltar balão não é legal. Deve servir só para decorar o ambiente. "Pode pegar fogo se cair na floresta ou na casa de alguém." Antigamente, o céu ficava cheio deles no mês de junho. No entanto, essa prática foi proibida por lei.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;