Apesar de a proteção ser proporcionalmente menor e não garantir a total segurança dos usuários, o negócio tem mostrado certa demanda. O empresário Adriano Lisboa (foto acima), sócio da Emtec Blindados, de Santo André, explica que esse segmento surgiu por conta da mudança de comportamento do assaltante e das estatísticas envolvendo os diversos tipos de assaltos.
Durante os assaltos, 90% das pessoas são alvejadas pelos ladrões através dos vidros, pois é através deles é que podem ser vistas durante a abordagem. "Por isso, muitas estão trocando os vidros originais por blindados". Esse serviço,para modelos como picapes pequenas (Strada, Montana, Saveiro), custa em torno de R$ 10 mil.
Embora essa proteção seja parcial, as pessoas estão usando as estatísticas para se defender. Entre os clientes que procuram esse tipo de proteção estão os médicos que normalmente são obrigados a trafegar durante a noite quando retornam dos plantões. "Na madrugada as pessoas ficam mais vulneráveis aos assaltos e essa é uma forma de se protegerem".
Quando o cliente faz esse tipo de opção, a empresa alerta para o fato da blindagem não ser 100% segura. "Caso o disparo seja feito contra a carroceria, o motorista e os passageiros podem ser atingidos", alerta. Além disso, os ladrões já reconhecem o carro blindado e acabam recorrendo ao que está mais próximo. "E aí não interessa se o carro é de luxo ou popular".
Diante desse quadro, a empresa passou a oferecer diferentes níveis de blindagem, o que significa diferentes tipos de garantia contra a ação efetiva dos ladrões. Até os tipos de armas usadas pelos assaltantes estão pesando nesse quadro. As 380 mm são mais freqüentes e para suportar esse tipo de calibre não é necessário um nível muito elevado de blindagem. "Se a pessoa está no Rio de Janeiro, onde os bandidos têm acesso a armas de grosso calibre, a situação é bem diferente".
A blindagem Premium, por exemplo, tem proteção de nível I, mínimo existente no mercado, e inclui reforços de aramida (fibra leve de alta resistência) em todo o habitáculo, cinta de reforço nos quatro pneus, vidros blindados e suporta disparos de pistolas 380mm. Em geral, é oferecida a partir de R$ 19.900 para Fiat Strada e Chevrolet Montana. Para carros como o Fiat Stilo e o Honda Civic, o sistema custa cerca de R$ 29 mil.
A partir daí, oferece os Níveis II e o Nível III A, cuja diferença do primeiro para o segundo é a espessura dos vidros que passa 17 mm para 21 mm o que acarreta um aumento no preço final de pouco mais de R$ 1,5 mil. Nesse nível, onde são usadas acima de cinco camadas do material aramida (fibra leve de alta resistência), e revestimento das colunas com aço, o preço fica entre R$30 a R$ 35.000 mil, dependendo do modelo.
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