Nacional Titulo
Açao exige 50% de vagas em universidades para rede pública
Do Diário do Grande ABC
26/10/1999 | 16:05
Compartilhar notícia


O procurador-geral da República em Minas, Fernando de Almeida Martins, entrou nesta terça-feira na Justiça Federal, em Belo Horizonte, com uma açao exigindo que as 10 universidades federais do Estado ofereçam 50% de suas vagas, em vestibular, para estudantes de escolas públicas. Martins explicou que a açao se baseia em estudo recente da Universidade de Sao Paulo (USP), segundo o qual alunos de escolas públicas, de um modo geral, têm uma chance em 104 de entrar em uma universidade federal.

Enquanto isso, estudantes de colégios particulares têm uma chance em nove de passar no mesmo vestibular. "Nosso objetivo é corrigir essa grave distorçao no acesso ao ensino superior", disse o procurador. "Os critérios de seleçao, ou seja, o vestibular, continuaria o mesmo, só que haveria vagas reservadas para alunos oriundos de escolas públicas", acrescentou. A açao civil pública impetrada hoje tem pedido de liminar. Segundo Martins, isso significa que ela pode vigorar já no próximo processo seletivo das universidades federais situadas em Minas, em janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;