Internacional Titulo
Lei que desativa Serviço Secreto é aprovada no Peru
Do Diário do Grande ABC
28/09/2000 | 19:30
Compartilhar notícia


O Congresso peruano aprovou nesta quinta-feira por esmagadora maioria a lei que desativa o Serviço de Inteligência Nacional dirigido até entao por Vladimiro Montesinos, ex-assessor que solicitou, logo em seguida à crise política no Peru, asilo político ao Panamá.

De acordo com a decisao, o SIN se tornará inativo em 15 dias.

Com 101 votos a favor, um contra, uma abstençao e sete ausências -de um total de 110 parlamentares- foi ratificado o texto pelo qual a desativaçao será feita por uma comissao liderada pelo presidente do Conselho de Ministros, e integrada pelos ministros do Interior e da Defesa, assim como por um representante da sociedade civil.

Trata-se de um dos primeiros projetos enviados pelo Poder Executivo depois que o presidente Alberto Fujimori anunciou a decisao de acabar com o SIN e realizar novas eleiçoes gerais em curto prazo, assegurando que nao participaria delas - uma saída para contornar a crise política.

O Congresso reiniciou assim o período de sessoes depois da retirada da oposiçao, numa demonstraçao de repúdio ao ato de corrupçao que envolveu Montesinos e o parlamentar Alberto Kouri, a quem o ex-assessor entregou US$15 mil, para passar para o partido oficial, segundo um vídeo apresentado pela oposiçao dia 14 de setembro passado.

As bancadas da oposiçao participaram em massa da votaçao, acatando, assim, o acordo extradordinário do Conselho Diretor -integrado exclusivamente por membros da coalizao no poder Peru 2000- para fazer aprovar três documentos, entre eles a lei que poe fim ao SIN.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;