A italiana Senfter, do setor de frios, acaba de chegar no Brasil e fechar parceria com a brasileira Languiru Cooperativa do Sul que passou a se chamar Sino dos Alpes Alimentos, localizada em Porto Alegre (RGS). "É o primeiro de uma série de negócios que deverao ser selados ao longo do ano", garante Ambra.
Agostinho Dalla Valle, diretor da Sino explica que foram desembolsados US$ 14 milhoes na construçao de uma fábrica para produzir toda linha de embutidos (Salsicha, mortadela, presunto, entre outros), com capacidade instalada de 2 mil toneladas/mês, operando em apenas um turno. "Cada uma das empresas arcou com 50% do investimento", conta. A unidade começa a operar na próxima semana.
Faturamento - A cooperativa que comercializava frangos e suínos vivos, daqui para frente vai se dedicar apenas à industrializaçao de embutidos e projeta para este ano um faturamento de R$ 30 milhoes. "Para 2000 a expectativa é alcançar R$ 100 milhoes", afirma. O motivo de tamanho crescimento é que a a joint-venture irá abastecer os países do Mercosul e da América Central. Mas para frente, acrescenta, a intençao é que a Sino entre em novos nichos, como por exemplo, o de empanados. "Nossa parceria visa avanço tecnológico e valor agregado", diz. A Sino produzirá alimentos das marcas Senfter e Westfalia.
Intercâmbio - Além das parcerias o intercâmbio comercial entre os dois países que havia despencado no ano passado, ganha fôlego e deve encerrar o semestre com números positivos. De janeiro a março, informa, as exportaçoes brasileiras para a Itália subiram 8% enquanto as importaçoes ficaram 4% superiores em relaçao ao primeiro trimestre de 1999.
"Os negócios deverao crescer entre 10% e 12% ao longo de 2000", projeta. No ano passado, o Brasil vendeu US$ 2,2 bilhoes para o mercado italiano, montante 23% abaixo do registrado no ano anterior. A Itália, por sua vez, reduziu 18% as suas exportaçoes para o Brasil, ficando na casa dos US$ 2,6 bilhoes.
Segundo seus dados do ICE, 80% dos produtos importados pelo Brasil concentram se no setor de máquinas e equipamentos para a indústria de alimentos. As exportaçoes estao mais centradas na área automobilística, tendo o café como segundo maior produto comprado pelos italianos.
Molduras - A maior empresa mundial produtora de molduras a italiana que leva a marca Arquati, também já se instalou no Brasil e adquiriu, recentemente, quatro fábricas do ramo, fechando acordo com o governo federal, garantindo o reflorestamento nas áreas onde explora madeira.
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