Internacional Titulo
Dinamarca contém mancha em Mar Báltico
Das Agências
30/03/2001 | 17:29
Compartilhar notícia


O governo dinamarquês afirmou que conseguiu conter, nesta sexta-feira, a continuação do vazamento de óleo no Mar Báltico. Por causa do choque entre um cargueiro e um petroleiro, duas mil toneladas do produto foram jogadas ao mar e chegaram a uma ilha.

"Ainda não se afastou o perigo. Trata-se de um acidente grave, mas não de um desastre", declarou John Hansen, porta-voz do Comando Operacional da Marinha da Dinamarca (SOK). "A situação está sob controle devido a um tempo clemente que permitiu aos seis navios da luta antipoluição trabalharem eficientemente e recolherem o óleo disseminado em Groensund e Storstroemmen, um braço do Mar Báltico, entre as ilhas Moen e Falster".

Várias equipes começaram, nesta sexta-feira, a limpar as costas das áreas poluídas com as manchas de petróleo. Os quatro navios dinamarqueses, assistidos por dois alemães e um sueco, continuaram seus serviços de despoluição.

"Nas condições atuais, prevemos que 300 pássaros serão vítimas da maré negra. Fazemos o possível para salvar o máximo, sobretudo perto da ilha de Bogoe, uma ilha preferida pelos pássaros migratórios", explicou Finn Jensen, do distrito florestal de Falster.

O biólogo Knud Flensted, da Associação Ornitológica Dinamarquesa, mostrou-se muito mais pessimista, ao temer a morte de mais de 10 mil pássaros, se o vento voltar e espalhar as manchas de petróleo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;