Economia Titulo
Ajuda do FMI dependeria de apoio de candidatos à Presidência
Do Diário OnLine
06/08/2002 | 15:44
Compartilhar notícia


A liberação de um novo empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI) ao Brasil estaria condicionada ao apoio dos candidatos à Presidência da República ao acordo. A missão enviada pelo governo a Washington, que completa nesta terça-feira uma semana de trabalho, estaria com pressa em apoiar o novo pacote financeiro, já que este dependeria do apoio político dos presidenciáveis.

Estima-se que o novo auxílio financeiro ao Brasil seja aprovado entre esta quarta ou quinta-feira.

O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Fazenda, Marcus Caramuru, afirmou na tarde desta terça que a ajuda financeira não sairá pelo menos nas próximas 24 horas. "Dado concreto não há. Não tem notícia na próxima meia hora ou nas próximas 24 horas", afirmou Caramuru, após ser questionado pela imprensa se já havia alguma definição sobre o prazo para o término das conversações.

Especula-se que, assim que aprovada a ajuda, o FMI divulgaria uma nota oficial informando o valor do empréstimo e uma carta de intenções. No entanto, a liberação do dinheiro só seria efetivada após a aprovação do pacote pelos candidatos a presidência, o que poderia se dar com uma reunião entre o presidente Fernando Henrique Cardoso e os pretendentes à vaga no Palácio do Planalto.

A possibilidade de FHC discutir os termos do acordo com os candidatos à presidência já foi levantada pelo ministro da Casa Civil, Pedro Parente, neste final de semana. De acordo com o ministro, Fernando Henrique estaria disposto a fazer o que for necessário para que se possa concluir a transição do governo da melhor maneira possível. No entanto, nenhum convite formal foi enviado aos candidatos até o momento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;