Cultura & Lazer Titulo
'Adeus, Lenin!' é destaque na mostra de cinema em SP
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
21/10/2003 | 18:54
Compartilhar notícia


Uma das delícias da Mostra BR de Cinema – Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é ficar por dentro do que acontece no cinema mundial atualmente. Na Alemanha, por exemplo, o filme mais visto e comentado dos últimos tempos é Adeus, Lenin! (Good bye, Lenin!, 2003), de Wolfgang Becker, que está em cartaz nesta quarta-feira no Unibanco Arteplex 1, às 22h; e sábado (dia 25), na Sala Uol, às 15h45. O sucesso em torno da fita foi tanto que despertou uma onda retrô no país. Graças a ela, símbolos e fetiches da antiga Alemanha Oriental voltaram à moda.

Adeus, Lenin! começa no outono de 1989, durante a dissolução da República Democrática Alemã e da queda do Muro de Berlim. Nesse importante momento de transição da história, a senhora Kerner (Katrin Sass), uma entusiasta do regime, sofre um ataque cardíaco e entra em coma. Ela só retorna a consciência oito meses depois, quando a Alemanha Oriental já não existe mais.

A única ligação de Kerner com o mundo, a partir daí, será o filho Alex (Daniel Brühl), um rapaz que se apegou à mãe depois que o pai saiu do país, há dez anos. Determinado a protegê-la de todo o tipo de contrariedade, ele ordena que ela fique na cama e não saia do quarto. Alex imagina que se a mãe descobrir a verdade terá um novo ataque.

Com a ajuda da namorada e de amigos, Alex tenta preservar a mãe do novo país capitalista. A farsa, no entanto, quase é desvendada quando Kerner sai às ruas e encontra um mundo completamente diferente. Com jogo-de-cintura, Alex conta uma nova versão para mãe dos fatos ocorridos entre 1989 e 1990 e evita que ela entre em depressão. Becker fez um filme sensível sobre o amor e os cuidados de um filho para poupar a mãe, mas nem por isso distante dos fatos históricos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;