Turismo Titulo
O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Paulo Basso Jr.
Do Rota de Férias
14/12/2023 | 17:55
Compartilhar notícia


Com sua impressionante arquitetura medieval, ruelas de paralelepípedos e castelos imponentes, a capital da Escócia é um destino turístico imperdível para aqueles que desejam explorar a rica herança cultural e as principais atrações do país. Muitos viajantes, contudo, ficam em dúvida na hora de escolher o que fazer em Edimburgo.

Neste post, vou compartilhar com vocês as principais atrações da cidade, bem como dicas de como aproveitar ao máximo sua visita e sugestões de lugares para comer, beber e se hospedar.

Prepare-se para se encantar com a magia da capital escocesa e descobrir o melhor que ela tem a oferecer.

O que fazer em Edimburgo

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Edimburgo fica especialmente bonita à noite

A capital escocesa tem atrações ideais para todos os tipos de viajantes. As opções variam desde caminhar pela Royal Mile até visitar o famoso Castelo de Edimburgo.

O destino também se destaca quando o assunto é gastronomia. Além disso, há vários pontos turísticos relacionados aos livros e filmes do bruxinho Harry Potter.

As principais atrações de Edimburgo são:

  1. Royal Mile
  2. Palácio de Holyrood
  3. Castelo de Edimburgo
  4. Scotch Whisky Experience
  5. Princes St.
  6. Calton Hill
  7. Real Jardim Botânico de Edimburgo
  8. Royal Yacht Britannia
  9. Grassmarket

É fã de uísque? Aproveite a viagem para explorar as melhores destilarias da Escócia. E mesmo que não for, divirta-se nos pontos turísticos de Edimburgo, cujos detalhes eu aponto a seguir.

Reserve aqui um tour gratuito em Edimburgo.

Onde fica Edimburgo

Edimburgo é a capital da Escócia e está localizada no leste do país. Banhada pelo Mar do Norte, a cidade está situada em uma área montanhosa, rodeada por colinas e cercada por vales profundos.

A Cidade Velha (Old Town) é uma das partes mais antigas e históricas do destino. Ela fica no topo de uma colina conhecida como Castle Rock, que vale uma visita com calma. A Cidade Nova (New Town), por sua vez, está localizada em um vale abaixo.

É nesses destinos que ficam os principais pontos turísticos de Edimburgo.

9 atrações em Edimburgo

As atrações que eu listo aqui são ótimas sugestões para os roteiros de quem ainda não sabe o que fazer em Edimburgo. Confira:

1 – Royal Mile

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Royal Mile

A Royal Mile é a principal rua da Cidade Velha de Edimburgo. Vale a pena tirar um tempinho para caminhar pela via e apreciar sua arquitetura medieval.

O local reúne museus, lojas e muitos restaurantes. Além disso, dá para ver músicos de rua tocando gaita e vestidos com os famosos kilts.

2 – Palácio de Holyrood

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Palácio de Holyrood

Localizado na extremidade da Royal Mile, o Palácio de Holyrood é outro ponto turístico que vale a visita. Trata-se da casa da monarquia britânica em Edimburgo.

A dica é comprar o ingresso para visitar a parte interna do prédio. Durante o tour, é possível ver apartamentos reais, jardins e até ruínas de uma antiga abadia.

  • Endereço: Canongate, Edinburgh EH8 8DX
  • Horário de funcionamento: quinta-feira a segunda-feira, das 9h30 às 16h30.

Veja informações e valores dos ingressos para o Palácio de Holyrood.

3 Castelo de Edimburgo

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Castelo de Edimburgo

Reserve cerca de três horas para visitar o famoso Castelo de Edimburgo, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. O complexo reúne desde museus de guerra até calabouço e joias da coroa.A loja Castlehill, que fica próxima à construção, também é um ponto de parada bacana. Ali, é possível encontrar diversos artigos oficiais de Harry Potter.

  • Endereço: Castlehill, Edinburgh EH1 2NG
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h30 às 18h.

Veja informações e valores da visita guiada ao Castelo de Edimburgo.

4. Scotch Whisky Experience

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Scotch Whisky Experience

O Scotch Whisky Experience é um museu inteiro dedicado ao uísque, a bebida mais tradicional da Escócia. Os visitantes podem degustar alguns dos melhores rótulos produzidos no país.

O complexo também abriga um restaurante e uma atração que leva a galera para um passeio a bordo de barris-carrinho.

  • Endereço: 354 Castlehill, Edinburgh EH1 2NE
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 17h.

5 – Princes St.

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Princes St.

A Princes St. é uma das ruas mais legais da Cidade Nova de Edimburgo. Vale a pena fazer uma parada no Scott Monument, cercado por um belo jardim.

Os fãs de Harry Potter também podem ver o Hotel Balmoral, onde J. K. Rowling escreveu o final do último livro da saga.

6 – Calton Hill

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Calton Hill

O monte Calton Hill fica em uma das extremidades da Princes St. Para chegar ao local, basta subir uma escada.

O espaço tem monumentos e abriga uma das vistas mais lindas de Edimburgo.

7 – Real Jardim Botânico de Edimburgo

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Real Jardim Botânico de Edimburgo

Outro passeio que precisa estar no roteiro é a visita ao Real Jardim Botânico de Edimburgo. O complexo reúne a maior coleção de plantas chinesas fora da China.

O ideal é tirar um tempinho para caminhar pelo lugar, contemplar os jardins e tirar fotos.

  • Endereço: Arboretum Pl, Edinburgh EH3 5NZ
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18.

8 – Royal Yacht Britannia

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Royal Yacht Britannia

Siga do Jardim Botânico para a região portuária da cidade. Ali, é possível avistar o Royal Yacht Britannia.

A embarcação já pertenceu à Coroa britânica e hoje funciona como um museu.

  • Endereço: Ocean Dr, Leith, Edinburgh EH6 6JJ
  • Horários de funcionamento: diariamente, das 9h30 às 16h.

9 – Grassmarket

Royal Yacht Britannia
O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Grassmarket

Quem gosta de aproveitar a vida noturna das cidades durante as viagens deve separar uma noite para passear pela Grassmarket. A região é lar dos pubs mais legais da capital escocesa.

Pertinho da Grassmarket é possível conhecer o The Elephant House. Trata-se do café onde J. K. Rowling começou a concepção da história de Harry Potter.

Quando ir a Edimburgo

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Lindas edificações de Edimburgo

Para quem prefere temperaturas mais amenas, a melhor época para visitar Edimburgo é entre maio e setembro. Durante esses meses, as médias variam de 10°C a 20°C, e a cidade é tomada por festivais e eventos.

A primavera e o outono são recomendados para viajantes que querem encontrar preços mais acessíveis e menos aglomerações.

Caso o objetivo seja curtir o frio, vale a pena viajar durante o inverno, especialmente durante o período de Natal e Ano Novo. É nessa época que a capital fica toda decorada e iluminada para celebrar as festas.

Como chegar a Edimburgo

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Edimburgo tem aeroporto internacional e um ótimo sistema ferroviário

Existem diversas maneiras de chegar a Edimburgo, dependendo de onde você está partindo. A cidade conta com um aeroporto internacional, o Edinburgh Airport. Não há rotas diretas a partir do Brasil, mas o complexo recebe voos de diversas cidades europeias e norte-americanas.

Para conferir os preços de passagens, minha dica é usar o metabuscador da Vai de Promo. Ele lista várias companhias aéreas ao mesmo tempo e indica as melhores rotas. De quebra, dá para pagar em até 10 vezes sem juros e você recebe o localizador assim que a compra é autorizada, com as datas todas marcadas. Vale muito a pena.

Outra forma de chegar a Edimburgo para quem já está no Reino Unido é usar os sistemas de trem ou ônibus. Além disso, é possível acessar a cidade de ferry ou de carro.

Transporte em Edimburgo

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Na maior parte do tempo você caminhará por Edimburgo

Edimburgo é uma cidade compacta e muitos dos pontos turísticos podem ser facilmente alcançados a pé, especialmente na área da Cidade Velha, onde as ruas são estreitas e sinuosas.

O transporte público da cidade conta com um bom sistema de ônibus e bonde elétrico. Além disso, há muitas opções de táxis e aluguel de bicicletas.

Outra boa pedida é fazer tours de ônibus hip on hip off, em que você pode descer e subir quantas vezes quiser ao longo do dia e, assim, conhecer as principais atrações de Edimburgo com comodidade. Neste link você pode fazer a reserva.

Também é possível alugar um carro e conhecer a cidade dirigindo. Neste caso, lembre-se que a direção dos veículos no Reino Unido fica do lado direito do automóvel.

Seguro viagem Escócia

Ao viajar, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos.

Minha sugestão é entrar neste comparador online, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.

O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.

Chip viagem Escócia

Confesso: não consigo viajar mais sem um chip viagem internacional. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.

Existem várias opções no mercado, mas os serviços que eu mais gosto são o da America Chip e o chip de viagem da Seguros Promo. Primeiro porque ambos funcionam bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.

Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar.

Roteiro de 2 dias em Edimburgo

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Castelo de Edimburgo, uma das atrações que precisa entrar no roteiro

Veja o que fazer em dois dias em Edimburgo:

1º dia – Castelo, Royal Mile e Palácio

  • Pela manhã, caminhe pela Royal Mile, a principal rua da Cidade Velha de Edimburgo. Ali há diversos museus, restaurantes, lojas de suvenires e artistas tocando gaita de kilt, a famosa saia escocesa.
  • Em uma das extremidades da Royal Mile, que tem exatamente 1 milha (cerca de 1,6 km), está o Palácio de Holyrood. Esta é a casa da monarquia britânica em Edimburgo. Mediante a um ingresso, dá para visitar os apartamentos reais, jardins e as ruínas de uma antiga abadia. Também dá para ir a um pequeno museu com exposições itinerantes.
  • Caminhando pela Royal Mile há vários pubs interessantes, como o The World’s End. Ele tem este nome porque ficava exatamente na altura do antigo muro que limitava a cidade, e muitas pessoas passaram a vida toda sem ir além de suas portas.
  • Visite as lojas de suvenires pelo caminho, a maioria delas especializadas em cashmere. A maioria delas vende roupas e acessórios, como cachecóis, com o típico desenho xadrez escocês, o tartan.
  • Uma das principais lojas, embora bastante turística, é a Castlehill, nas imediações do Castelo de Edimburgo. Ali, inclusive, há diversos itens oficiais do Harry Potter, cuja saga traz referências à capital escocesa.
  • Depois de almoçar em algum dos bons restaurantes da Royal Mile, visite o Castelo de Edimburgo. Você vai precisar de pelo menos três horas para ver tudo que interessa por lá, como os museus de guerra e das joias da Coroa, pequenas igrejas e o calabouço.
  • Durante a noite, viste o Scotch Whisky Experience. Trata-se de um museu dedicado ao uísque, com direito a um passeio em barris-carrinho, no maior estilo Disney World, e uma degustação para que se entenda os principais tipos de uísques escoceses. Há um restaurante também por lá.

2º dia – Compras, paisagens e pubs

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Em dois dias dá para conhecer o essencial de Edimburgo
  • Pela manhã, caminhe pela Princes St, na Cidade Nova de Edimburgo. Ali está o Scott Monument, cercado por um belo jardim, e uma série de lojas de grife. Aproveite para localizar o hotel Balmoral, onde fica a suíte em que J. K. Rowling escreveu o final do último livro da saga Harry Potter.
  • Em uma das extremidades da Princes St está o Calton Hill, monte que pode ser acessado em uma escada tranquila, e do qual se tem uma linda vista de Edimburgo. Ali também há alguns monumentos, que rendem boas fotos.
  • De transporte público, siga para o Real Jardim Botânico de Edimburgo, que reúne a maior coleção de plantas chinesas fora do país asiático. Dali é fácil alcançar a região portuária onde está o Royal Yacht Britannia, navio que pertenceu à Coroa britânica e, hoje, funciona como museu.
  • Já durante a noite, não deixe de visitar a Grassmarket, nos arredores do Castelo de Edimburgo, onde ficam os principais pubs da capital escocesa, como o The Last Drop. Ali pertinho está também a The Elephant House, onde, reza a lenda, J. K. Rowling teria dado alguns dos primeiros passos na concepção da história de Harry Potter.

Onde comer em Edimburgo

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Salada escocesa servida no Contini George Street

A gastronomia escocesa é variada e consegue conquistar diferentes tipos de paladares. Confira alguns restaurantes em Edimburgo que valem a visita.

White Horse Oyster & Seafood Bar

As ostras frescas e deliciosas são algumas das iguarias famosas da Escócia. No White Horse Oyster & Seafood Bar é possível provar algumas delas, bem como vários tipos de frutos do mar.

Wedgwood the Restaurant

O Wedgwood the Restaurant é um dos melhores lugares para provar receitas típicas da culinária britânica elevadas à alta gastronomia. Entre os destaques estão os cozidos de carne de veado, carneiro e porco.

Amber

O Amber é o restaurante do Scotch Whisky Experience. O local tem um menu degustação que harmoniza uísques de alta qualidade com queijos nacionais.

Contini George Street

O Contini George Street ocupa o salão de um antigo banco. O ambiente imponente contribui para a degustação de burratas e massas frescas. Destaque para as sobremesas, como tiramisù.

Onde ficar em Edimburgo

A capital da Escócia tem opções de hospedagens para todos os gostos. O melhor lugar para ficar em Edimburgo, na minha opinião, é Old Town. Assim, você ficará perto das principais atrações turísticas e poderá curtir melhor a vibe da cidade.

Outros destinos que podem ser levados em consideração são New Town, onde há muitas lojas e bons restaurantes, e West End, caso prefira ficar em uma vizinhança mais tranquila.

Conheça algumas das melhores opções de hotéis em Edimburgo.

Apex Grassmarket

Reprodução
O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Apex Grassmarket

Próximo ao Castelo de Edimburgo, o Apex Grassmarket é uma indicado para quem valoriza um bom custo-benefício. O local também oferece fácil acesso aos principais pubs da cidade.

Veja informações e valores

Edinburgh Holyrood Hotel

Reprodução
O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Edinburgh Holyrood Hotel

Confortável, o Edinburgh Holyrood Hotel fica próximo  Cidade Velha de Edimburgo. O local tem uma piscina coberta e um bom restaurante.

Veja informações e valores

The Raeburn

Reprodução
O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
The Raeburn

Com um visual elegante, o prédio o The Raeburn tem acomodações confortáveis, bar, restaurante e terraço. A Princes Street fica a 20 minutos a pé.

Veja informações e valores

The Balmoral

Paulo Basso Jr.
O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
JK Rowling Suite do The Balmoral

O The Balmoral, que tem uma suíte temática do Harry Potter (J.K Rowling se hospedou por lá para escrever o último livro da saga do bruxinho), é um dos hotéis mais luxuosos de Edimburgo. Fica muito bem localizado e tem serviço de primeira. Passei duas noites por lá e adorei.

Veja informações e valores

Outros hotéis em Edimburgo

As opções abaixo também são recomendadas para quem procura onde ficar em Edimburgo.

Para quem está atrás de boa relação custo-benefício, as dicas são:

Você terá doses extras de conforto ao se hospedar nos seguintes hotéis:

Quem busca alto luxo deve considerar:

O que você precisa saber antes de ir a Edimburgo

O que fazer em Edimburgo – 9 atrações incríveis e dicas
Uma viagem para Edimburgo requer planejamento cuidadoso

Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já garantiu o seguro viagem?

Indico de longe o Seguros Promo, metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.

Onde consultar: Seguros Promo

Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?

Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.

Onde pedir: America Chip

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis

LEIA TAMBÉM:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;