Economia Titulo
PIB do primeiro trimestre pode ter queda de até 3%
10/05/2009 | 08:40
Compartilhar notícia


Os modelos de previsão do PIB (Produto Interno Bruto) utilizados pela equipe econômica indicam que o Brasil entrou em recessão no primeiro trimestre ante os três meses anteriores e o tombo da economia foi bem maior do que se esperava, entre 2% e 3% - é provável que fique mais perto dos 3%. Os números oficiais serão divulgados apenas no dia 9 de junho.

Essas estimativas são baseadas tanto no comportamento da arrecadação de impostos quanto no desempenho do setor industrial, que apresentou queda de 7,9% nos três primeiros meses do ano ante o último trimestre do ano passado.

Os economistas costumam dizer que um país entra em recessão técnica quando apresenta queda no PIB por dois trimestres seguidos. Como o PIB brasileiro caiu 3,6% no último trimestre de 2008 e sofreu novo baque no primeiro trimestre de 2009, os técnicos consideram que estaríamos em recessão técnica, apesar de essa definição ser questionada.

Os piores resultados são previstos quando os técnicos utilizam os dados da arrecadação para estimar o que ocorreu na economia. A queda de receita indica redução de mais de 4% no nível de atividade em relação ao último trimestre de 2008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;