Turismo Titulo
Capão Bonito desafia civilização
Paulo Basso Jr.
Do Diário do Grande ABC
25/07/2001 | 18:21
Compartilhar notícia


A cidade de Capão Bonito (SP), localizada a 231 km de São Paulo, é uma parada imperdível para quem deseja passar momentos de tranqüilidade em meio a montanhas e muita natureza conservada. O município abriga parte do trecho da Mata Atlântica em que se encontra o Vale do Rio Ribeira de Iguape, reconhecido pela Unesco, recentemente, como Patrimônio de Reserva Natural da Humanidade.

A principal atração de Capão Bonito é a proximidade com o Parque Estadual Intervales, que ocupa 42 mil hectares compreendidos entre o alto da Serra de Paranapiacaba e o Vale do Ribeira.

O local é um dos poucos pontos de preservação da Mata Atlântica no Estado. A floresta, aparentemente uniforme, diversifica-se em função da presença de rochas, terrenos inclinados e clima. No topo dos morros, devido à ação dos ventos e neblina, a vegetação é mais baixa e, em alguns pontos, até mesmo rasteira.

Com tanta natureza preservada, não faltam atividades de ecoturismo na região. De modo a conservar as belezas naturais, porém, todos os passeios no local são realizados com acompanhamento de monitores, a não ser uma trilha autoguiada.

Quem estiver disposto a andar não pode deixar de conferir as três cachoeiras localizadas no Intervales. Uma das mais bonitas é a das Pedrinhas. Para chegar ao local, deve-se andar 11 km de carro e mais 6 km a pé. Além da compensadora queda d’água no final do trajeto, é possível conferir no percurso pegadas de animais em meio à mata primária.

Outra opção é a Cachoeira do Mirante, cujo acesso exige duas horas de caminhada ao lado do curso do rio Ribeira, bastante raso e pedregoso. Durante o percurso, bromélias e samambaias podem ser observadas.

Alguns animais, como o bugio e o macaco-prego são a atração ao longo do trajeto que leva à Cachoeira da Água Comprida. O percurso dura cerca de sete horas, duas delas de carro e o restante a pé.

Um pouco mais da vida silvestre local, que reúne ainimais ameaçados de extinção, como a onça-pintada, suçuarana, muriqui, onça-parda, lontra e jacaré-de-papo-amarelo, pode ser observada pelas trilhas do parque. Uma delas, a Trilha da Espia, leva a uma torre de madeira com 10 m de altura, de onde é possível ter uma visão geral da vegetação do parque. O percurso de 3 km dura, em média, 1 hora para ser percorrido.

Com o mesmo tempo é possível chegar à Casa do Artesão e à Capela de Santo Ignácio de Loyola, por meio da Trilha do Palmito. Em outro trajeto, batizado de Caminho dos Lagos, o turista encontra o Castelo das Pedras, uma bela construção antiga não terminada.

O Parque Estadual Intervales ainda reúne outras trilhas, como a da Caçadinha, da Roda d’Água e do Mirante da Anta. Esta última leva a um dos pontos mais altos da sede do local, de onde é possível avistar aves como macucos, nambus e tucanos, entre outras.

Para não ter problemas na região é recomendável separar alguns itens antes de fazer a mala. Roupas que podem ser molhadas, agasalhos, calçados fechados e antiderrapantes, boné, capa de chuva, repelente, protetor solar e lanterna são acessórios indispensáveis para conferir as belezas naturais que cercam Capão Bonito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;