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Finalmente entre nós
Do Diário do Grande ABC
06/06/2012 | 07:00
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Divulgação


Oito meses após ser apresentada ao mundo no Salão de Frankfurt (Alemanha), chega oficialmente ao Brasil a Ferrari 458 Spider. De acordo com a assessoria do Grupo Via Itália, representante da marca no País, uma unidade já foi vendida e a expectativa é que oito sejam comercializadas até o fim do ano. O modelo custa R$ 1,95 milhão.

A 458 Spider - versão conversível da 458 Italia - é equipada com motor 4.5 V8 aspirado (injeção direta de combustível), que gera 570 cv de potência e torque de 55 mkgf.

A transmissão automatizada de sete velocidades traz sistema de dupla embreagem, possibilitando trocas mais rápidas. As mudanças de marchas podem ser efetuadas por intermédio de aletas (borboletas) atrás do volante. O sistema é o mesmo utilizado nos carros de Fórmula 1.

Com vigor de sobra e pesando 1.430 kg - o que permite uma relação peso/potência de 2,51 kg/cv -, a 458 Spider acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 320 km/h, segundo dados da fabricante.

Em temos de tecnologia embarcada, o bólido também faz bonito. Com tração integral - 42% na força nas rodas da dianteira e 58% nas traseiras -, o esportivo conta com sistema E-diff, um diferencial deslizante que corta, em casos extremos, parte da força transferida para as rodas.

A capota retrátio desta Ferrari é toda de alumínio (pesa somente 25 kg) e demora 14 segundos para ser completamente recolhida. De acordo com a fabricante italiana, o tamanho reduzido do teto permite que o mesmo, ao ser recolhido, se encaixe perfeitamente em um compartimento entre o habitáculo e o motor, sem comprometer a aerodinâmica do veículo e, consequentemente, sua performance. O sistema também possibilitou que o superesportivo ganhasse um ‘banco traseiro' ideal para o transporte de pequenas malas.

Outra tecnologia adotada pelos engenheiros da Ferrari é um ‘quebra-vento' acionado eletronicamente que reduz a turbulência causada pelo vento dentro da cabine, permitindo que motorista e passageiro conversem normalmente, sem alterar o volume da voz, com o carro trafegando a até 200 km/h.

Brazil Classics Fiat Show 2012 reúne raridades em Araxá

Começa hoje, na cidade de Araxá (MG), a 20ª edição do Brazil Classics Fiat Show 2012, um dos mais tradicionais eventos do antigomobilismo do País. De acordo com o pessoal do Veteran Car Club-MG, responsável pela organização, são aguardadas aproximadamente 300 raridades no Tauá Grande Hotel Termas & Convention Araxá. O encontro vai até sábado.

Além dos clássicos, o evento contará com duas exposições. Uma dedicada aos 70 anos da Jeep e outra em homenagem a Ferdinand Alexander Porsche, projetista do superesportivo 911. Ferdinand Alexander, neto de Ferdinand Porsche, fundador da marca, morreu dia 5 de abril, aos 76 anos.

O Brazil Classics Fiat Show 2012 também terá passeio de carros antigos pelas ruas da cidade, palestras, exposição de artistas plásticos sobre carros antigos, premiações dos automóveis e dos colecionadores que mais se destacaram e o movimentado Mercado de Pulgas.

Táxi elétrico vira projeto piloto na cidade de São Paulo

A cidade mais poluída do País também é a que deu o primeiro passo rumo a uma frota mais limpa e sustentável. Dois carros elétricos passarão a rodas a partir de segunda-feira nas ruas da Capital em forma de táxi, transportando passageiros pela região da Avenida Paulista.

A iniciativa nasceu de parceria do grupo Nissan-Renault junto à AES Eletropaulo e à prefeitura. O projeto é fruto de um acordo de intenções assinado há um ano dentre as partes, e que prevê a implementação ainda neste ano de mais oito unidades do Nissan Leaf - primeiro modelo 100% elétrico produzido em larga escala no mundo.

Além de estudar o comportamento de um veículo de tração elétrica, o programa piloto vai contar com 15 pontos de recarga, sendo cinco unidades de carregamento rápido (em até 30 minutos). Os outros dez pontos proporcionarão o reabastecimento em até oito horas, durante a noite, por conta do menor consumo de energia pela população.

Os taxistas participantes do projeto receberam treinamento prévio para saber lidar com o veículo, que tem autonomia de 160 quilômetros.

O projeto será monitorado pelos envolvidos, que analisarão as necessidades dos taxistas, dos pontos de recarga, o desempenho e a manutenção dos veículos, entre outros assuntos que envolvem a iniciativa.




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