Com novo visual e mais tecnologia, Mercedes-Benz quer atingir 20% de participação no mercado
"Economia a todo vapor, restrição de caminhões em grandes centros urbanos, entrega em domicílio, turismo em alta e o aumento da obrigatoriedade do transporte de deficientes físicos (na ordem de 40% desde 2005) são fatores que contribuíram para alavancar o mercado de comerciais leves no Brasil", disse Joachim Maier, vice-presidente de vendas da Mercedes-Benz do Brasil, durante o lançamento da linha 2012 da Sprinter.
De olho nisso, e, claro, na nova regulamentação Proconve P7 (que exige motores menos poluentes), a marca de origem alemã renovou toda a sua linha de vans, furgões e chassis - apresentada durante a Fenatran, em outubro.
Agora, o motor OM 651 LA CDI quatro cilindros bi-turbo de 2,2 litros é dotado da tecnologia BlueEfficiency, que utiliza sistema de recirculação de gases, responsável por reduzir a temperatura na combustão e, em consequência, a emissão de gases. A potência (13% maior) varia entre 114 cv e 146 cv, dependendo da configuração.
Importada da Argentina, a Sprinter começa a ser vendida nesta semana com novidades tanto na capacidade de transporte e lista de equipamentos, quanto no visual. O destaque vai para os novos faróis e lanternas, e para a ampliação dos retrovisores e da altura do teto.
No total, a linha pulou de 38 para 44 versões. A mais em conta delas é a configuração chassi (311 CDI Street), que parte de R$ 79,5 mil. De acordo com a marca da estrela de três pontas, os preços tiveram aumento entre 3% e 5%.
A Mercedes-Benz fechou o ano de 2011 com 14% de participação de mercado, segundo Maier. "Hoje, estamos com 17% e nossa meta é bater os 20% no fim do ano", declarou o executivo da Mercedes.
MERCADO
A gerente sênior de vendas e marketing de vans, Adriana Taqueti, enfatiza que a meta é chegar a 1.000 unidades por mês, "Deste montante, 30% são destinados para São Paulo, nosso maior mercado consumidor no Brasil." Vale ressaltar que, ao contrário de 2010, o mix ficará em 60% para configuração chassi e 40% para as vans.
Ainda sobre o mercado, a fabricante inaugurou em São Paulo seu primeiro Van Center - revenda customizada e especializada na linha Sprinter. "Até dezembro serão sete casas, a próxima delas será aberta no Rio de Janeiro, pois priorizamos os Estados que vendem mais de 1.000 unidades anuais", afirma Adriana.
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