Economia Titulo
Mercado automobilístico ruma para consolidar recuperação
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
05/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Mais do que ter registrado o segundo melhor mês do ano em vendas de veículos, com 285,4 mil unidades, o mercado automobilistico conseguiu alcançar no mês passado tendência de alta em todos os segmentos: carros, comerciais leves, caminhões, e motocicletas.

A conclusão é da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores) ao comparar os resultados de julho com as evoluções médias registradas na primeira metade do ano e no primeiro trimestre.

No segmento de automóveis, a média mensal do 1º trimestre ficou em 175,9 mil unidades; no semestre chegou a 191,8 mil; em julho, atingiu 226,8 mil. Houve crescimento de 9% na media do 1º trimestre para o semestre e de 18,3% entre julho e a média do semestre.

"Mais do que as vendas cheias em julho, a média mensal é o dado mais revelador por indicar como o mercado vai se comportar na segunda metade do ano", afirmou o presidente do conselho da Fenabrave, Sérgio Reze.

O estudo destaca que até motos e caminhões, que ainda estão longe dos resultados obtidos no ano passado, vem recuperando a média mensal de vendas.

O crescimento alcançou 6,9%, no segmento de caminhões, entre as médias do 1º trimestre (7,1 mil unidades) e do semestre (7,6 mil unidades). Entre julho (9,6 mil unidades) e a média semestral, a evolução nesse segmento foi de 26,3%.

Nos negócios com motocicletas houve elevação de 3,5% entre as médias do 1º trimestre (123,3 mil unidades) e do semestre (127,6 mil unidades). Na comparação de julho (143,7 mil unidades) com a média semestral, o salto foi de 12,6%.

Em comerciais leves, a evolução atingiu 6,4% do 1º trimestre (38 mil unidades na média) para o semestre (40,4 mil unidades na média) e 15,6% de julho (46,8 mil unidades) em relação à média semestral.

Para Sérgio Reze, os números não são surpresa para os revendedores de carro, que já vinham "sentindo" o aquecimento. Para ele, ‘dificilmente o mercado voltará a cair", mas considera ainda não ter elementos para afirmar que a crise acabou.

"Ainda temos problemas em setores que dependem muito das exportações, como as mineradoras. O mais correto seria afirmar que estamos saindo deste quadro de crise com consistência", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;