Nas últimas décadas, o mundo tem passado por transformações profundas em todas as áreas, desde a tecnologia até a educação. Nos últimos anos, também vivemos um momento de questionamento da ciência, da pesquisa, em meio a muita desinformação. Diante de tantos desafios, surge a questão: e se o ensino superior deixar de existir?
Primeiro é preciso entender que a função do ensino superior é preparar profissionais para as carreiras de base intelectual, científica e técnica, mas também desenvolver o saber humano, suas percepções, e auxiliar a sociedade nas demandas existentes.
Para que isso ocorra, é necessário entender que o ensino superior é baseado em três pilares: ensino, pesquisa e extensão.
O ensino é o principal objetivo das Instituições de Ensino Superior, as chamadas IES. É a atividade que envolve transmissão de conhecimentos, habilidades e valores aos alunos. As aulas, palestras e seminários, entre outras ações de ensino, são projetados para fornecer aos alunos uma base sólida em suas áreas de estudo, capacitando-os a ingressar no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades.
A pesquisa é o processo de descoberta e criação de conhecimento novo. É fundamental para o avanço das ciências, tecnologias e artes, pois promove a inovação e a solução de problemas complexos. Nas instituições de ensino superior, a pesquisa é conduzida por professores e alunos, incentivando a busca constante por novas ideias e soluções.
A extensão é a atividade que busca conectar a universidade com a sociedade em geral. Envolve a aplicação do conhecimento produzido pela pesquisa e o ensino em ações que beneficiam a comunidade. Isso inclui projetos de voluntariado, consultoria e serviços prestados à comunidade, além da transferência de tecnologias e conhecimentos para empresas e organizações governamentais.
Espaço transformador
Mas o principal, e o que me motivou a escrever esse texto, é pensar que o ensino superior não é apenas questão de formação profissional, de se ter um diploma, mas de desenvolvimento humano e social. Se o ensino superior deixar de existir, perderemos muito mais do que uma instituição escolar, perderemos um espaço de conhecimento, de reflexão e de transformação social.
Com a evolução constante da sociedade, torna-se necessário que as IES também se adaptem e resignifiquem sua função para as novas gerações que buscam propósitos mais amplos e significativos. É fundamental que as universidades apresentem um propósito claro de transformação da sociedade, envolvendo não só formação acadêmica, mas também a responsabilidade social e o compromisso com o desenvolvimento sustentável. É importante destacar que existem Instituições de Ensino Superior que já possuem esse propósito e que, ao ingressar em uma dessas instituições, o aluno pode contribuir ativamente para a construção de um mundo mais justo e igualitário.
Marcio Oliverio, reitor da Universidade Metodista de São Paulo
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