Editorial Titulo Editorial
Lei de Gérson na USCS?
Por Da Redação
24/03/2023 | 06:00
Compartilhar notícia


Os últimos acontecimentos na seara política são-caetanense ajudam a explicar o silêncio e a inação do reitor da Universidade Municipal de São Caetano, Leandro Prearo, diante da afronta à autonomia universitária cometida pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). Apontado como futuro candidato governista a vice-prefeito e beneficiado por mudança na legislação que lhe garante um terceiro mandato consecutivo à frente da instituição – o que seria inconstitucional, segundo denúncia feita ao Ministério Público pelo advogado Marcelo Geraldo da Silva –, o educador adotou postura de total subserviência ao chefe do Executivo e deixou de ter a independência necessária para defender os interesses da USCS.

No início deste ano, a comunidade acadêmica se escandalizou quando o prefeito de São Caetano propôs, ferindo a autonomia universitária garantida pela Constituição, retirar da USCS o controle sobre as licitações, transferindo-as para a recém-criada Secretaria de Gestão e Governo Digital. Apesar da grita dos pares, iniciada assim que os vereadores aprovaram o texto encaminhado pelo Palácio da Cerâmica, Leandro Prearo calou-se, obsequioso, enquanto o prefeito aumentava sua participação em cerimônias públicas ao lado do reitor – que já manifestou, em entrevista concedida a este Diário, o desejo de entrar na vida político-partidária assim que deixar o comando da universidade.

A aproximação do educador com o político tem incomodado a comunidade são-caetanense, que teme o uso político de uma das instituições mais importantes do município. Auricchio deve parar de se imiscuir em seara alheia com o interesse de manter seu grupo no comando da cidade. E a autonomia da USCS não pode ser mortalmente ferida apenas para que o prefeito garanta o futuro de seu pupilo. O novo texto da legislação sobre o processo de escolha do reitor, por exemplo, é tão personalístico que, nos bastidores, ganhou o apelido de Lei Leandro Prearo. Mas poderia também ser chamado de Lei de Gérson, pois parece que em São Caetano há gente querendo levar vantagem em tudo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;