Nacional Titulo
MEC apresentará sistema de avaliação de universidades
13/10/2003 | 23:18
Compartilhar notícia


Em 15 dias, o Congresso receberá o projeto de lei do Ministério da Educação que propõe a criação do Sistema de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). Esse foi o principal tema em discussão no seminário Qualidade do Ensino Superior, promovido pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU), em São Paulo.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Araújo, e o diretor de estatísticas e avaliação da educação superior do órgão, Dilvo Ristoff, explicaram pontos do projeto. O Sinaes prevê que as entidades de ensino superior farão uma auto-avaliação. Depois, esta será refeita pela Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

Provão - A comissão de criação do Sinaes, da qual ambos participam, defende a extinção do Provão, tema que o ministro da Educação, Cristovam Buarque, ainda vê com reservas. "O Provão criou uma falsa idéia de controle de qualidade e serviu mais para disputa do mercado do que para avaliação", afirmou Araújo.

De acordo com o ministro da Educação, que também esteve em São Paulo nesta segunda-feira, a proposta final do projeto de criação do Sinaes será uma mescla da oferecida pela comissão com idéias apresentadas por entidades ligadas à educação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;