Internacional Titulo
Sérvios se opoem a reassentamento de albaneses em Kosovo
Do Diário do Grande ABC
24/02/2000 | 15:11
Compartilhar notícia


O líder da comunidade sérvia Oliver Ivanovic aprovou o plano da França de enviar reforços para esta tensa cidade de Kosovo. Mas os sérvios insistem que sao contrários aos planos da Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte de reassentar albano-kosovares no setor sérvio da cidade.

"Nao temos nada contra a chegada de novas tropas, especialmente francesas", disse Ivanovic, referindo-se aos planos franceses de enviar de 600 a 700 soldados para reforçar sua presença militar aqui. "Nao vejo necessidade, mas nao temos nenhuma objeçao".

O anúncio, feito quarta-feira em Washington pelo ministro da Defesa Alain Richard, coincidiu com os planos da Otan de construir uma ponte para pedestres sobre o rio Ibar, que divide o norte sérvio do sul albanês e começar a reassentar os albano-kosovares nas casas que abandonaram do lado sérvio.

A proposta de permitir o retorno dos albaneses indignou os líderes sérvios, que convocaram um protesto para esta sexta-feira. Ivanovic advertiu que a crise poderá "culminar em 10 a 15 dias", a menos que a força de Kosovo, liderada pela Otan, desista de seus planos.

Outro líder sérvio, Nikola Kabasic, afirmou que franco-atiradores albaneses dispararam, durante o fim de semana, contra soldados franceses do alto dos três edifícios residenciais para onde devem retornar os albano-kosovares. "Os sérvios foram excluídos desta vez, embora acreditemos que poderíamos ter dado algumas sugestoes para acalmar a situaçao", disse Kabasic.

Apesar da retórica, as tensoes se desfizeram em parte nesta quinta-feira. Após a partida das tropas americanas de Mitrovica, o número de soldados da força internacional na cidade diminuiu de 2.300 para 1.900, informou o tenente Neville Clayton. Mas, ressaltou: "Temos a capacidade para voltar a aumentar o número se for necessário".

Clayton disse que foi concluída a Operaçao Ibar, que envolveu batidas de casa em casa em busca de armas em ambas as partes da cidade, mas que continuarao como antes as revistas esporádicas em residências, veículos e pessoas. As tropas canadenses substituíram as forças britânicas e uma companhia espanhola-italiana chegou nesta quinta-feira para substituir um contingente alemao-turco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;