Cultura & Lazer Titulo
Épico '300 de Esparta' irrita iranianos
Da AFP
13/03/2007 | 20:02
Compartilhar notícia


O filme norte-americano '300', que relata uma batalha histórica entre gregos e persas, despertou a ira da imprensa iraniana, devido à personificação dos persas – cujo rei Xerxes é interpretado pelo brasileiro Rodrigo Santoro – como "selvagens", enquanto funcionários próximos ao governo de Teerã o definiram como uma "guerra psicológica".

"Hollywood declarou guerra aos iranianos", noticiou o jornal reformista 'Ayandeh-No', em uma crítica do filme que relata a batalha da passagem das Termópilas, na qual os guerreiros gregos, em desvantagem numérica, detiveram o exército persa de Xerxes, até a queda dos últimos resistentes, os 300 soldados da guarda do rei espartano Leônidas. "A mensagem para o espectador é que o Irã, que forma atualmente parte do 'eixo do mal' é há muito tempo fonte do mal e que os ancestrais iranianos são os selvagens e imbecis que aparecem em '300'", afirmou o jornal.

Um conselheiro cultural do presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, qualificou o filme de "uma guerra psicológica dos Estados Unidos contra o Irã". "As autoridades americanas da cultura pensaram que poderiam obter satisfação mental ao se apropriar do passado histórico do Irã e insultar nossa civilização", disse Javad Shamaghdari, citado pela agência Mehr.

Três deputados pediram ao Ministério das Relações Exteriores que proteste oficialmente contra o que denominou de "filme hollywoodiano antiiraniano", segundo a agência Fars.

O filme se baseou em uma revista em quadrinhos do norte-americano Frank Miller, que se inspirou na batalha ocorrida no ano 480 a.C (Antes de Cristo), que marcou uma reviravolta no avanço do império persa.

Os filmes estrangeiros raramente são autorizados no Irã, embora floresça no país o contrabando de cópias. Internautas iranianos, indignados com a representação do rei Xerxes como um "homossexual" e do exército persa como um bando de "monstros desumanizados" iniciaram uma ação de protesto criticando '300 de Esparta'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;