Internacional Titulo
Comissário da ONU diz que guerra não é inevitável
Da AFP
11/02/2003 | 15:13
Compartilhar notícia


O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, disse nesta terça-feira em Madri que as entidades humanitárias estão preparadas para "o pior" no caso de uma guerra no Iraque, conflito armado que - reiterou - "não é inevitável".

Numa entrevista à imprensa após uma reunião com a ministra de Assuntos Exteriores espanhola, Ana Palacio, o alto comissário disse que espera que as entidades humanitárias não tenham a necessidade de agir no Iraque, mas admitiu que "temos que estar preparados para o pior".

"Nós estamos preparando todos" para uma ação humanitária no Iraque, afirmou Vieira de Mello.

O brasileiro destacou que a lista de violações dos direitos humanos individuais e coletivos no Iraque é "muito extensa" e que a situação dos direitos humanos nesse país "é conhecida e lamentável".

Vieira de Mello expressou seu desejo de que a situação dos direitos humanos no Iraque integre as resoluções da ONU.

"Tomara que o Conselho de Segurança agregue o tema dos direitos humanos à verificação do desarmamento" iraquiano, disse o brasileiro em seu segundo e último dia de visita oficial à Espanha.

Nessa segunda-feira, Vieira de Mello se reuniu com o chefe do governo espanhol, José María Aznar, e na tarde desta terça-feira será recebido pelo rei Juan Carlos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;