Internacional Titulo
Acidente com 'Kursk' afeta ambiçoes da frota russa
Do Diário do Grande ABC
15/08/2000 | 11:40
Compartilhar notícia


A avaria do submarino nuclear ``Kursk', um dos orgulhos da frota russa, é um duro golpe para a Rússia do presidente Vladimir Putin, que tenta recuperar para seu país o status de grande potência marítima, bastante corroído após o fim da URSS.

No final de julho, durante os festejos anuais da frota em Kaliningrado, Putin afirmou que se a Rússia queria ``desempenhar um papel na nova ordem mundial' deveria ``desenvolver sua marinha militar'.

A imprensa russa ressaltava nesta terça-feira que os problemas no ``Kursk' questionavam a envergadura de tais ambiçoes. Para a Nezavissimaia Gazeta, os militares no Mar de Barents ``lutam nao só para salvar a tripulaçao e o submarino, mas também pelo futuro da frota'.

O ``Kursk', um submarino de propulsao nuclear do tipo polivalente, em serviço desde 1994, que pode embarcar 24 mísseis estratégicos, tinha que participar em novembro da primeira campanha da marinha russa no Mediterrâneo em dez anos.

Segundo Vladimir Urban, analista da agência russa de informaçoes militares AVN, a volta da Marinha russa ao Mediterrâneo foi decidida após os ataques da Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) à Iugoslávia, em março de 1999.``É evidente que se dois submarinos russos estivessem na regiao, estes ataques nao teriam acontecido', disse Urban.

Os militares russos também manifestaram inquietude em relaçao ao aumento da presença de navios da OTAN no Golfo Pérsico.

O acidente do ``Kursk' voltou a levantar dúvidas sobre a capacidade da Marinha russa de cumprir suas funçoes, devido aos graves problemas financeiros que a atingem há dez anos. Em relaçao a isso, o Estado-Maior da Marinha informou que apenas 10% do montante necessário para a manutençao da frota em condiçoes teriam sido aplicados neste período.

Mas Urban também relativizou a responsabilidade russa no episódio: ``Se tiver ocorrido uma colisao ou um problema técnico, a Rússia nao tem o controle da situaçao, neste âmbito ultrasensível'.

Os submarinos russos da classe Oscar-II (classificaçao da OTAN) como o ``Kursk', 10 deles utilizados atualmente pela Rússia, sao utilizados em todo o seu potencial' e nao têm problemas de treinamento, segundo o especialista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;