Internacional Titulo
Palestinos do Líbano manifestam apoio à Intifada
Das Agências
16/02/2001 | 14:56
Compartilhar notícia


Cerca de 5 mil refugiados palestinos manifestaram nesta sexta-feira seu apoio à Intifada no acampamento de Ain Helue, Sul do Líbano, e prestaram homenagem ao autor do ataque que deixou oito mortos, entre eles sete soldados, na quarta-feira passada, em Tel Aviv.

Os manifestantes reunidos nesse que é o maior acampamento do Líbano (50 mil refugiados) exibiam fotos do motorista palestino Alaa Khalil Abu Olba, que jogou o ônibus que dirigia contra um grupo de soldados e civis no Sul de Tel Aviv.

Crianças de 3 a 5 anos, que exibiam bandeiras de outros países árabes, encabeçavam a manifestação.

Membros da polícia militar da OLP e crianças vestidas com uniforme e armados com fuzis de plástico participaram da manifestação organizada a chamado do Fatah do presidente da Autoridad Palestina, Yasser Arafat.

Todas as facções da OLP estavam representadas, com exceção dos grupos hostis ao processo de paz, por exemplo a Frente Popular de Libertação da Palestina-comando geral (FPLP-CG de Ahmad Jibril), com base em Damasco.

O presidente do Conselho Nacional Palestinos (CNP, Parlamento), Salim Zaanun, assegurou aos manifestantes, em mensagem difundida por altos-falantes, que o ‘‘mandato palestino permanece mais do que nunca unido ao direito dos refugiados de regressar a sua pátria’’.

Os palestinos do Líbano, cerca de 367 mil, segundo as cifras da ONU, são, em sua maioria, oriundos dos territórios da Palestina nos quais se criou, em 1948, o Estado de Israel.

Cerca da metade deles vive em condições miseráveis em doze acampamentos dispersos no Líbano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;