Política Titulo
Prefeito de Santo André fará encontro com DEM para amenizar situação
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
09/07/2009 | 07:33
Compartilhar notícia


A inconstância demonstrada pelo DEM no apoio ao governo de Santo André no primeiro semestre do ano será tratada diretamente pelo prefeito Aidan Ravin (PTB). O chefe do Executivo pretende se reunir com os três parlamentares da sigla para tentar buscar uma harmonia na bancada - hoje rachada internamente - e, consequentemente, na base aliada.

O encontro deve ocorrer antes do retorno do recesso, em agosto. O Paço confirmou a informação, mas ressaltou que "o prefeito não interferirá na questão partidária".

O DEM é, ao lado da bancada do PSDB, a segunda legenda mais representativa na Casa, com três vereadores cada. Ventila-se que o governo estaria preocupado, especialmente, com Evilasio Santana dos Santos, o Bahia, e Geraldo da Silva Souza, o Isqueiro. A exceção seria Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho, um dos principais defensores de Aidan.

O problema apontado por pessoas ligadas à administração é a mudança brusca de humor da parte de Bahia e Isqueiro. Comenta-se que eles, sempre quando não têm demanda pessoal atendida, insistem em colocar obstáculos na aprovação de matérias - muitas vezes nem questionadas pela oposição, como no caso do Refis (parcelamento de dívidas).

Divisão - Embora se declarem situação, os democratas não conseguem se entender. Enquanto Pinheirinho é criticado por "exagerar" na defesa ao governo, Isqueiro o Bahia são acusados de fazer exatamente o contrário, ou seja, de não ter compromisso com a municipalidade. Antes do entrar em férias, racharam oficialmente.

Outra situação que acendeu o sinal de alerta no poder público diz respeito às brigas entre DEM e PSDB, as duas maiores bancadas de sustentação. Democratas e tucanos trocaram ofensas publicamente.

Líder do DEM, Isqueiro chegou a dizer que o tucano Marcelo Chehade não era capacitado para ocupar a função de líder de governo na Câmara. O caso foi - ao menos aparentemente - resolvido após reunião da base com o prefeito.

"Temos de saber administrar a situação. Posso pedir mais respeito, não impedi-los de falar", disse Aidan, em recente entrevista ao Diário.

Para Walter Roberto Torrado, o Beto, articulador político do governo na Câmara, a rusga entre DEM e PSDB "é mais fácil de ser contornada por se tratar de um problema pessoal, e não partidário". "O governo interveio todas as vezes que pôde para acalmar a coisa", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;