Internacional Titulo
Iranianos fabricam tapete mais longo do mundo para mesquita
Da AFP
31/07/2007 | 18:29
Compartilhar notícia


O tapete artesanal mais longo do mundo é iraniano e cobrirá o chão de uma mesquita nos Emirados Árabes Unidos. Segundo um anúncio feito nesta terça-feira pelos seus criadores,  o privilégio custará cerca de US$ 6 milhões.

O diretor do setor da manufatura nacional, Khalaleddin Bassam, explico que para o trabalho de um ano e meio foram necessários 1,2 mil tecelões de três cidades do noroeste do Irã, que confeccionaram, a partir de 38 toneladas de lã e algodão, esta peça de 5.625 m².

O tapete, que possui as dimensões de um campo de futebol americano, tem o valor de US$ 5,8 milhões e será instalado na imponente mesquita de Abu Dhabi, batizada de Xeque Zayed ben Sultan Al Nahyan, nome de um dos fundadores dos Emirados Árabes Unidos.

As nove peças, onde predominam as cores verde e creme, realizadas a partir das melhores lãs de Sirkhan (sul do Irã) e da Nova Zelândia, foram costuradas juntas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;