Economia Titulo
Brasil cai no ranking das potências comerciais
28/03/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


A queda nos preços de commodities faz o Brasil cair no ranking das maiores potências comerciais e explicita que a expansão das exportações dos últimos anos não estava baseada em uma maior competitividade do País, mas sim em renda artificialmente inflada pela alta nos preços de matérias-primas.

Na sexta-feira, a OMC (Organização Mundial do Comércio) divulgou sua classificação dos maiores exportadores e trouxe a China pela primeira vez como a líder, superando Alemanha e Estados Unidos. Já o Brasil sofreu uma das piores contrações nas exportações entre as maiores economias e passou da 22ª posição em 2008 para a 24ª posição. A posição do país entre os importadores também caiu.

A queda prova o alerta que já vinha sendo feito há dois anos pela OMC, indicando que a expansão dos últimos anos das vendas nacionais não estava baseada em maior volume de exportações, mas apenas na valorização dos preços de commodities. O Brasil, portanto, não era mais competitivo e apenas a renda das vendas que eram maiores.

Prova disso que o Brasil não conseguia expandir sua participação no mercado internacional, mesmo com renda que aumentava. Ao ver os preços das commodities desabarem em 2009, o País teve perdas importantes no comércio exterior.

Em volume, a queda das exportações nacionais de 8% foi mais acentuada que a média sul-americana, de 5%. Artificialmente infladas pela alta nos preços das commodities, as exportações brasileiras agora sofreram dura correção durante os meses de crise.

Segundo a análise da OMC, mais da metade da alta registrada nas exportações nacionais em 2008 ocorreu graças aos preços, e não ao volume exportado. O Brasil também perdeu posições entre os maiores importadores. Desta vez, o motivo foi a estagnação do mercado local e a falta de crescimento do PIB em 2009. O País ainda passou da 24ª colocação no ranking mundial em 2008 para a 26ª.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;