Nasa lança telescópio para estudar Big Bang
24/06/1999 | 14:01

O observatório espacial FUSE foi lançado nesta quinta-feira do centro espacial Kennedy em Cabo Cañaveral (Flórida) para tentar descobrir a origem do Big Bang, a gigantesca explosao que iluminou o universo, anunciou um porta-voz da Nasa.

FUSE (Far Ultraviolet Spectroscopic Explorer), que dispoe de quatro telescópios, foi lançado por um foguete Delta II para observar durante três anos o espaço interestrelar a partir de uma órbita terrestre situada a uma altitude de 768 km.

O observatório espacial, de 1.350 quilos, estudará sobretudo a divisao no universo do hidrogênio e o deutério ou "hidrogênio pesado", um elemento criado no momento do Big-Bang, para tentar descobrir o que aconteceu durante a explosao.