Turismo Titulo
É Páscoa: quando o mundo ora
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
26/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Entre os domingos de Ramos e de Páscoa, diversos cartões-postais da Europa e Oriente se transformam. Para os cristãos, o ponto alto das celebrações religiosas é a tradicional bênção papal Urbi et Orbi no Vaticano. Assim como a Basílica de São Pedro, os santuários de Fátima (Portugal), Santiago de Compostela (Espanha), Lourdes (França), Swieta Lipka (Polônia) e Knock (Irlanda) ficam apinhados de fiéis das mais variadas línguas e crenças. Isso sem citar a rota número um das peregrinações: Jerusalém, em Israel, palco real dos últimos passos de Jesus rumo ao Calvário e de sua posterior ressurreição.

Em Portugal, uma das principais atrações é a procissão com archotes dentro das paredes do Castelo Medieval, em Lisboa. Já na Espanha, diversos espetáculos tomam as ruas das cidades andaluzes. As procissões de Málaga são as mais famosas, mas as de Córdoba, Granada, Almería, Cadiz e Jerez também não deixam a desejar.

SEVILHA - Apesar das raízes mouras, é nas ruas da espanhola Sevilha que os eventos de Semana Santa ganham evidência internacional. O momento de maior comoção é a madrugada da Sexta-feira Santa, quando as imagens da Virgem de Macarena e da Virgem da Esperança da Triana deixam as igrejas. Mais de 100 pasos (carros dourados com imagens religiosas) são carregados pelas ruas enquanto a multidão entoa saltas (trechos de canções em louvor a Cristo e Maria). Os penitentes rastejam de joelhos, carregando estátuas de até 3,5 toneladas, que demandam a força de mais de 200 homens.

Sacrifício maior que este só mesmo nos rituais de autoflagelação em San Fernando, ao Norte das Filipinas, onde os devotos mais radicais chegam a pregar mãos e pés em cruzes de madeira para sofrer na própria carne as dores do Nazareno. Sacrifício que chega a desafiar a fé, a razão e os sentidos de quem vê.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;