Setecidades Titulo Memória
Monumento às Bandeiras. Os 70 anos de um símbolo. Feito com pedras de Mauá. E com a ajuda do primeiro prefeito.

Detalhe a mais: faz parte do catálogo da artista plástica Cristiane Carbone várias telas retratando a obra maior de Victor Brecheret

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/01/2023 | 07:30
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

O Monumento às Bandeiras localiza-se no ponto em que a Avenida Brasil dá entrada ao Parque Ibirapuera, no centro da Praça Armando de Salles Oliveira. A base do monumento tem 60 metros de comprimento por 15 de largura e 12 de altura. Gigantesco culto aos bandeirantes e à epopeia das bandeiras paulistas.

Oficialmente, são 123 blocos de granitos, de oito a 15 toneladas cada um. Blocos maciços, o granito extraído em terras da cidade de Mauá, “pedra brasileira conhecida pela severidade de sua coloração cinzenta e pela aspereza de sua granulação graúda”, como descreveu o jornal “O Estado de S. Paulo” em 25 de janeiro de 1953, no dia em que o monumento foi inaugurado.

As pedras foram extraídas da pedreira dos Milaneze, em Mauá, conta Cecília Camargo, curadora da Pinacoteca Municipal e parceira de Cristiane nesta Semana São Paulo 2023.

O “Estadão” completa: “o próprio artista (Victor Brecheret) tornou-se, desde 1936, mestre-canteiro a dirigir artesãos e operários na execução de seu projeto. Ali se resumiam 30 anos de atividades artísticas, sempre voltadas para temas brasileiros”.

Entre os artesãos, a presença de Ennio Brancalion, eleito o primeiro prefeito de Mauá e que governou a cidade entre 1955 e 1958.

EM TELA

A artista Cristiane Carbone pintou o Monumento às Bandeiras em quatro telas, uma delas localizada no acervo da Câmara dos Deputados, em Brasília, doada pela artista em 2004, por ocasião da sua exposição “Tributo a São Paulo”, em maio daquele ano, que foi o das comemorações dos 450 anos da cidade de São Paulo (1554-2004).

“Outra obra (pintura do Monumento às Bandeiras) está com a Sandra Brecheret, filha do autor, Victor Brecheret”, lembra Cristiane.

E 70 ANOS SE PASSARAM...

Em 25 de janeiro de 1953, o mundo político, empresarial e artístico esteve no Ibirapuera, prestigiando a inauguração do Monumento às Bandeiras. O governador do Estado, Lucas Nogueira Garcez e o prefeito Armando de Arruda Pereira (ex-vereador de São Bernardo e diretor da Cerâmica São Caetano) lá estiveram.

O poeta Guilherme de Almeida recitou a sua oração-poema dedicada ao monumento, que ganhou inscrições também de Cassiano Ricardo e o mapa das bandeiras, de autoria do historiador Affonso E. Taunay, autor do livro “João Ramalho e Santo André da Borda do Campo” (1953, reeditado em 1968, ambas as edições pela Prefeitura de Santo André).

Crédito da foto 1 – Álbum pessoal

Crédito da foto 2 – Projeto Memória

A OBRA E A AUTORA. O Monumento às Bandeiras do original doado à Câmara dos Deputados e a artista plástica Cristiane Carbone: Mauá presente nesta obra símbolo da capital paulista

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 24 de janeiro de 1993 – ano 34, edição 8292

COMPORTAMENTO – Sociedade debate pena de morte. Católicos e outras religiões preferem não tomar posição definitiva sobre a aplicação da pena capital.

Reportagem: Mariangela Devienne

CARNAVAL 93 – Mauá quer fazer o melhor Carnaval, dispondo de uma verba de 688 milhões de cruzeiros para tal.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Buri, Estrela d’Oeste, São Paulo e Vera Cruz.

Pelo Brasil: Apuiarés, Banabuié, Iguatu e Paramoti (CE), Balsa Nova e Guaporema (PR) e Paraisópolis (MG).

HOJE

Dia dos Correios e Telégrafos e Dia do Carteiro

Ele é um anjo verdadeiro, se nos traz notícia boa, mas é o diabo em pessoa quando as notícias são más.

Mário Quintana, 1991.

Dia Nacional da Bossa Nova

SANTOS DO DIA

Igreja celebra a conversão de São Paulo.

Gregório de Nazianzo.

Ananias de Damasco.

Em 25 de janeiro de...

1953 – Lançada a pedra fundamental da nova ponte de cimento armado no fim da Rua Ibitirama, em São Paulo, na divisa com São Caetano, interligando as duas cidades.

Entregue ao tráfego a nova Ibitirama, da Praça Pedro Damião até a divisa com São Caetano, numa extensão de 2.500 metros.

Fundado o Esporte Clube DER, junto ao quilômetro 19 da Via Anchieta.

Fundado, em Mauá, o Cerâmica Santa Helena FC.

O Corinthians torna-se bicampeão paulista, título referente a 1952, mesmo perdendo em Jaú para o XV local por 3 a 1 – o futuro “Timão” foi beneficiado com a derrota do São Paulo para a Portuguesa de Desportos, no Pacaembu, por 1 a 0. O Tricolor ficou como vice.

Pela Segunda Divisão de Profissionais: em São Caetano, São Caetano EC 1, EC São Bernardo, o “Esporte”, 1.

1983 – Inaugurado o Terminal Rodoviário Nicolau Delic, no Centro de São Bernardo.

Inaugurado o posto de puericultura do Bairro Olímpico, também em São Caetano, à Rua Tomaso Thomé, 270.

NOTA – No endereço hoje funciona a EMI (Escola Municipal Integrada) Josefa da Cunha Leite.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;