Esportes Titulo
Farah promete campeonato menor
Do Diário do Grande ABC
18/06/2000 | 20:35
Compartilhar notícia


O Campeonato Paulista do ano que vem será menor que o deste ano, vai ter o calendário definido antes do início e nao vao ser feitas alteraçoes de última hora. Pelo menos é o que diz o presidente da Federaçao Paulista de Futebol, Eduardo José Farah, repetindo promessas feitas, e nao cumpridas, antes dos últimos estaduais.

Segundo o dirigente, o campeonato de 2001 vai ser disputado entre janeiro e maio, em 19 finais de semana, com jogos apenas aos domingos: "A gente joga em um só dia e deixa o resto da semana para as outras competiçoes fazerem o que quiser'.

Nos últimos três anos, Farah fez um discurso semelhante, mas jamais conseguiu cumprir sua promessa de nao mudar datas e horários de partidas.

Nessas ocasioes, culpava, de acordo com as circunstâncias, a Confederaçao Brasileira de Futebol (CBF), a Confederaçao Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e até a Fifa pelas alteraçoes. Basicamente, o dirigente alegava que as entidades definiam seus calendários depois da FPF, mas que, por serem hierarquicamente superiores, nao deixavam a ele outra alternativa senao a de fazer mudanças no Estadual.

A fórmula do campeonato de 2001, definida por Farah, prevê que os clubes jogarao entre si na primeira fase. As quatro melhores classificam-se para a semifinal, que apontará os finalistas em jogos de ida e volta. A decisao do título será em duas partidas.

Assim, o Estadual vai ter 126 partidas, contra 170 deste ano. "Foi um bom campeonato', disse Farah sobre a disputa encerrada neste domingo. "Mas isso nao quer dizer que vamos ficar estáticos, mantendo a mesma fórmula.'

Parceria - Farah promete nao alterar o calendário. Mas vai tentar mudar algumas cláusulas no contrato de parceria entre a entidade e a Globo Esportes (braço da Rede Globo que comercializa eventos esportivos). As relaçoes entre federaçao e empresa estao desgastadas por vários motivos. O principal foi a ingerência da TV Globo no horário das partidas finais do campeonato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;