Política Titulo
Em 5 anos, 1.910 servidores federais foram punidos
09/11/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


De 2003 até outubro deste ano, 1.910 servidores federais receberam punições de demissão, cassação de aposentadorias ou destituição - no caso de ocupantes de cargos em comissão -, segundo levantamento concluído pela CGU (Controladoria Geral da União).

A tentativa de se valer do cargo para obter benefícios foi o principal motivo das sanções. Outras razões foram a improbidade administrativa, abandono de cargo, recebimento de propina e lesão aos cofres públicos.

Nem todas as sanções foram aplicadas diretamente pela CGU, que em geral se dedica a casos mais graves.

Em muitos casos, as punições foram decididas pelas comissões de fiscalização dos ministérios e outras instituições públicas. Há no País 1,3 milhão funcionários públicos federais, sendo 900 mil ativos.

Com a ampliação dos mecanismos de fiscalização, cresceu também o esforço dos servidores para contestar sanções que consideram injustas. Pelo menos 100 processos são contestados nos órgãos públicos ou na Justiça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;