No total, 12 avioes serao devolvidos aos fornecedores. Serao quatro do modelo DC 10, seis do 737200 e mais dois do 737300. Com isso, a Varig deixará de operar os DC 10 no transporte de passageiros, usando-os apenas para carga. O ajuste também atingirá os 17 mil funcionários.
Pinto nao quis falar em demissoes, alegando que o assunto será examinado com o novo conselho, mas sinalizou duas possibilidades: o uso do instituto da demissao temporária e a ampliaçao da terceirizaçao. Ele usou a mesma expressao quando perguntado sobre os dois recursos. "Pode ser", respondeu. A Varig já terceirizou o serviço de bordo e o de informaçoes tecnológicas. Também haverá alteraçoes na diretoria executiva da empresa, que poderá ter reduzido seus nove cargos.
A Varig tem uma dívida global de US$ 1,8 bilhao, dos quais US$ 1,1 bilhao sao atrelados, de alguma maneira, ao dólar. Pinto disse que, ao assumir em 1996, o débito total da empresa atingia US$ 2,4 bilhoes. "Em 1998, pagamos US$ 380 milhoes do principal e mais de US$ 200 milhoes de juros."
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