Internacional Titulo
Venezuela ajuda Irã no transporte de material para mísseis
Da AFP
21/12/2008 | 13:53
Compartilhar notícia


A Venezuela ajuda o Irã a transportar para a Síria material que serve para a fabricação de mísseis e assim evitar as sanções da ONU, afirmou neste domingo um jornal italiano que cita vários serviços de inteligência ocidentais, entre eles a CIA (Agência Central de Inteligência americana).

Segundo o La Stampa, o Irã utiliza aviões da companhia nacional venezuelana Conviasa para transportar para a Síria material que serve para fabricar mísseis.

Em 2006, a Síria e o Irã assinaram um acordo de cooperação militar.

Este material (computadores, componentes para motores), são do grupo industrial iraniano Shahid Bagheri (SBIG), inscrito no anexo da resolução 1737 da ONU por sua participação no programa de mísseis balísticos iraniano.
O objetivo deste acordo é levar ao Irã material militar destinado aos Guardiões da Revolução, segundo o jornal, que não deu outros detalhes.

Em troca dos aviões, Teerã colocou à disposição de Caracas alguns de seus Guardiões da Revolução e membros de sua unidade de elite, da Al Quds, para formar e reforçar os serviços secretos e a polícia venezuelanos.

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, e seu colega venezuelano, Hugo Chávez, são inimigos declarados dos EUA, em especial do governo do presidente George W. Bush.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;