Política Titulo São Bernardo
Prefeito Luiz Marinho gasta
R$ 47 mi com publicidade

Verba foi aplicada de 2010 a maio deste ano em S.Bernardo;
os gastos equivalem ao Orçamento de Rio Grande para 2012

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
04/06/2012 | 07:55
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O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), gastou em dois anos e meio cerca de R$ 47 milhões em publicidade.Os gastos da administração com propaganda são equivalentes, por exemplo, com o Orçamento de Rio Grande da Serra, de pouco mais de R$ 50 milhões para este ano, montante que será investido em serviços essenciais como Saúde, Educação, Habitação e Transporte para uma população de aproximadamente 44 mil habitantes.

Os anos de 2010, 2011 e 2012 são os exercícios em que o petista aplicou a verba pública da maneira que gostaria, já que em 2009 o Orçamento foi feito no ano anterior pelo antecessor, William Dib (PSDB). E a publicidade é o setor alvo de crítica da oposição.

Segundo o Portal da Transparência da Prefeitura de São Bernardo, foram gastos entre janeiro e maio deste ano R$ 7 milhões em campanhas publicitárias. Os valores foram pagos para às empresas Sotaque Brasil Comunicações, que recebeu 6,4 milhões, e a Octopus Comunicações, que obteve quase R$ 600 mil.

Os valores empenhados em propaganda são superiores aos gastos, no mesmo período, com outros segmentos como Trabalho (R$ 3,7 milhões), Saneamento (R$ 1,2 milhão), Gestão Ambiental (R$ 1,9 milhão), Comércio e Serviços (R$ 1,1 milhão).

Ao longo do ano, a administração divulgou projetos, programas e obras em outdoors, inserções de rádio e televisão, além de material impresso, espalhado pelos quatro cantos da cidade.

 

IMBRÓGLIOS

O gerenciamento das ações de publicidade da Prefeitura de São Bernardo sempre foi alvo de polêmica. Em agosto de 2009, o então secretário de Comunicação Edmar Luz suspendeu o processo de licitação para contratar a empresa especializada para cuidar do departamento de comunicação da Prefeitura. A concorrência fora aberta em 2007 e vencida em maio de 2008 pela empresa RP Publicidade. Na época, o secretário alegou em documento enviado a Comissão de Julgamento de Licitações a pretensão de realizar um edital mais objetivo, com previsão de acompanhamento mais efetivo da execução contratual.

Em janeiro de 2010, em outro certame, Octopus Comunicações, Sotaque Brasil Comunicações e Paz Publicidade e Marketing foram vencedoras da concorrência, passando a administrar conjuntamente as campanhas institucionais, educativas, comemorativas e de utilidade pública. Em gestões anteriores, o serviços era prestado por apenas uma empresa.

Em 2010, o Orçamento da Secretaria de Comunicação era de R$ 9 milhões. Os gastos com publicidade foram de R$ 7,7 milhões. A Sotaque Comunicação recebeu R$ 4,5 milhões, a Octopus R$ 2,2 milhões a Paz Publicidade, R$ 1 milhão.

Em 2011, os gastos da administração do prefeito Luiz Marinho com publicidade foram de aproximadamente R$ 32 milhões. Novamente a Sotaque recebeu a maior parte do montante: R$ 19,2 milhões. A Octopus foi responsável por serviços avaliados em 12 milhões e a Paz Publicidade, R$ 600 mil.




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