Nacional Titulo
Psicóloga sugere acompanhamento na formaçao de motoristas
Do Diário do Grande ABC
12/11/1999 | 18:32
Compartilhar notícia


A psicóloga Julieta Arsênio defendeu a obrigatoriedade de acompanhamento psicológico dos futuros motoristas ainda nos centros de formaçao de condutores (auto-escolas), nesta sexta-feira, durante o Fórum Nacional de Psicologia do Trânsito, em Brasília.

Isso permitiria identificar, segundo ela, alteraçoes de comportamento antes mesmo de o candidato estar habilitado. "Atualmente o psicólogo é um mero testador", disse lamentando que o papel desse profissional fique restrito à aplicaçao de testes psicotécnicos.

A presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Bock afirma que as dificuldades enfrentadas pelos motoristas enquanto dirigem criam as condiçoes para que pessoas agressivas tenham atitudes violentas em seus carros. "É preciso tomar decisoes o tempo todo. E limitaçoes, como congestionamentos, semáforos e vias de mao única, sao muitas", afirmou Ana, que também participa do fórum.

O trânsito serve de válvula de escape para as angústias e frustraçoes cotidianas, afirma a psicóloga Julieta. "O que é pior: brigar com a mulher ou xingar o vizinho no carro ao lado?", pergunta. A insatisfaçao pessoal nas relaçoes familiares ou no trabalho, disse, resultam em comportamento agressivo no trânsito.

Para a presidente do conselho, atuar nos centros de formaçao de motoristas é apenas uma das formas que os psicólogos teriam de contribuir para melhorar o trânsito. "Fazer educativos nas escolas é outro caminho importante", destacou ela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;