Internacional Titulo
Turquia pode receber 62 mil soldados americanos
Da AFP
25/02/2003 | 14:25
Compartilhar notícia


O governo turco pedirá ao Parlamento que aprove o deslocamento em seu território de cerca de 62 mil soldados americanos, 255 aviões e 65 helicópteros por um período de seis meses, por causa de uma possível guerra contra o Iraque, anunciou nesta terça-feira o vice-primeiro-ministro da Turquia, Ali Sahin.

A moção, apresentada pelo governo do Partido da Justiça e o Desenvolvimento (APK), será encaminhada esta terça-feira à Assembléia Nacional e irá incluir também uma solicitação para que unidades turcas sejam enviadas para o Norte do Iraque, declarou Sahin, citado pela agência Anatólia.

Fontes parlamentares garantiram que a câmara poderia votar a resolução na quarta-feira. Os Estados Unidos pretendem utilizar o território turco como "trampolim" para invadir o Iraque pelo Norte, se ocorrer um ataque ao regime do presidente iraquiano Saddam Hussein.

Sahin não forneceu mais detalhes sobre o número de soldados turcos que serão levados para o Norte do Iraque para evitar a criação de um Estado curdo independente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;