Nacional Titulo
CTNBio nega autorizaçao para plantio de arroz transgênico
Do Diário do Grande ABC
13/10/1999 | 17:01
Compartilhar notícia


A Comissao Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) decidiu nao permitir plantios experimentais do arroz transgênico Liberty Link, em todo o Brasil, até obter mais informaçoes sobre a planta. Nesta quarta-feira, a comissao indeferiu a solicitaçao feita pela empresa Hoechst Schering AgrEvo do Brasil Ltda., que pretendia plantar a espécie no interior do Rio Grande do Sul e determinou a destruiçao de uma plantaçao existente no Estado. O governo alega que ainda nao tem informaçoes seguras sobre o arroz Liberty Link, uma das razoes pela qual determinou a destruiçao do plantio, o único existente no país.

O experimento é uma transferência de genes entre o arroz-vermelho e o arroz-preto. Segundo assessores do Ministério da Ciência e Tecnologia, os plantios de arroz transgênico desta espécie deve ser conduzido com extrema precauçao. No caso da Hoechst Schering, a solicitaçao de experiência com o arroz Liberty Link foi negada porque a empresa nao estava respeitando algumas normas, como nao informar a quantidade de sementes, mas apenas o peso. Segundo a CTNBio, isso impossibilita saber quantos pés de arroz seriam plantados, uma exigência para poder efetuar o controle das plantas.

O processo sobre o arroz deverá ser o último a ser analisado pela CTNBio, já que o governo pretende coletar mais informaçoes sobre a espécie transgênica. Uma das alternativas existentes, até entao, sobre o arroz era a plantaçao que estava sendo feita no Rio Grande do Sul. Entretanto, depois de uma inspeçao feita pela Delegacia Regional do Ministério da Agricultura no Estado foram detectadas irregularidades. Entre elas a falta de respeito às normas técnicas determinas pela CTNBio, como o espaçamento necessário de 50 metros para a dispersao do pólen e das sementes das plantas geneticamente modificadas.

Nota - Em uma nota divulgada nesta quarta-feira, após a publicaçao do indeferimento da solicitaçao da Hoechst Schering, o Ministério da Ciência e Tecnologia informou que a CTNBio encontra-se impossibilitada de julgar outras propostas referentes ao arroz Liberty Link até que disponha de informaçoes esclarecedoras sobre o experimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;