Economia Titulo
Brasil e México incentivarao empresários alemaes a investir nos países
Do Diário do Grande ABC
03/10/2000 | 16:55
Compartilhar notícia


O presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso e o chefe de Estado recém-eleito do México, Vicente Fox, tentarao acabar com a reticência dos empresários alemaes em investir em seus países durante visitas oficiais individuais que realizarao nesta quarta-feira em Berlim.

Fox, que fará uma visita de trabalho de menos de 24 h, será recebido pelo chanceler alemao Gerhard Schroeder e discursará na Federaçao da Indústria e na Confederaçao de Câmaras da Indústria e Comércio da Alemanha.

Fernando Henrique iniciará uma visita oficial de três dias, durante a qual também terá conversas com o chefe do governo alemao e será o principal orador na reuniao anual da Associaçao Ibero-Americana, da qual participarao empresários e banqueiros alemaes.

O presidente brasileiro concluirá sua estada na Alemanha no próximo sábado em Munique, onde será recebido pelo primeiro-ministro do Estado da Baviera, Edmund Stoiber.

Tanto os políticos visitantes como os dirigentes da Alemanha assistem com certa inquietude o aparente desinteresse dos empresários alemaes em investir mais na América Latina.

Depois da queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, a América Latina parece estar sendo afastada da Europa, pois o fluxo de capital alemao direcionado aos países do Leste europeu está se multiplicando e essa tendência parece que nao vai se alterar, conforme constatam os analistas econômicos.

Alguns empresários alemaes têm a idéia fixa de que na América Latina reina o caos, política e economicamente, como na década de 1980, advertem experts da Confederaçao de Câmaras de Indústria e Comércio da Alemanha.

Além disso, mesmo com o passar do tempo, alguns empresários continuam se preocupando com aquilo que consideram um nível elevado de corrupççao no Brasil e uma democracia muito frágil no México, embora neste último país pela primeira vez em 71 anos um partido da oposiçao tenha chegado ao poder e acabado com a hegemonia do Partido Revolucionário Institucional.

Mesmo assim, Fox se reunirá com representantes políticos e funcionários das fundaçoes políticas da Alemanha. O empresário e político do conservador Partido da Açao Nacional (PAN) espera que esta visita e o giro que realiza pela Europa despertem um entusiasmo que renda investimentos no México. Suas expectativas estao direcionadas para que se dinamize o recente tratado de livre comércio entre seu país e a Uniao Européia.

Fernando Henrique vai inaugurar na quarta-feira a nova sede da embaixada do Brasil, que fica em um edifício de quatro andares às margens do rio Spree e que foi totalmente reformado. Antes da queda do Muro esse prédio servia de residência a hóspedes oficiais do até entao governo da Alemanha Oriental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;