Internacional Titulo
Camilla Parker consegue reconhecimento dos ingleses
Do Diário do Grande ABC
05/06/2000 | 15:08
Compartilhar notícia


Para conseguir finalmente o reconhecimento da rainha da Inglaterra e da Igreja Anglicana e da opiniao pública britânica, Camilla Parker Bowles percorreu um caminho de redençao cuidadosamente preparado por conselheiros em comunicaçao.

No final desse percurso, a maioria dos britânicos, que antes a responsabilizavam pelo fracasso do casamento de Charles e Diana e a consideravam detestável, desejam agora que se case com o herdeiro do trono.

``A opiniao pública deu uma guinada de 180 graus a respeito', reconheceu esta segunda-feira, em declaraçoes à BBC, Lorde Blake, considerado um especialista na matéria. Entretanto, acrescentou que pessoalmente nao acredita que Charles e Camilla se casem.

A operaçao de relaçoes públicas magistralmente orquestrada terminou neste último final de semana, quando, após anos de ostracismo, a rainha Elizabeth II aceitou encontrar-se com a companheira de seu filho.

Embora as duas mulheres só tenham se cruzado durante uma recepçao, com a presença de uma centena de convidados em Highgrove, a casa de campo de Charles, foi necessário um longo trabalho subterrâneo para chegar a este resultado só aparentemente anódino.

Os especialistas e cortesaos dos Windsor foram unânimes em reconhecer o talento de um homem que trabalha à sombra do príncipe, seu secretário particular, Mark Bolland.

Este homem brilhante começou sua carreira no setor privado, tendo trabalhado para a IBM e em publicidade antes de ser designado, aos 30 anos de idade, diretor da Comissao de controle da imprensa, encarregado especialmente dos litígios em relaçao à vida privada.

Ao mesmo tempo, aparecia como o conselheiro ideal em matéria de comunicaçao. Com toda lógica, foi encarregado pelo gabinete do príncipe de Gales de uma missao aparentemente impossível: favorecer a aproximaçao de Camilla e Charles sem que se completasse o período de luto da princesa Diana, falecida em um acidente em agosto de 1997.

O conselheiro apresentou Camilla, particularmente, a sua rede de relaçoes político-mediática. Ao mesmo tempo, a imagem do príncipe de Gales vai sendo retocada para ser percebida como menos formal e que pareça que sua companheira tem uma influência positiva sobre o herdeiro.

Em janeiro de 1998, a etapa seguinte foi o encontro de Camilla com o príncipe Williams. A condiçao absoluta para o êxito da operaçao é que a ex-inimiga de Diana seja aceita pelo filho desta.

Em janeiro do ano passado, a primeira foto em público foi cuidadosamente preparada pela equipe de Mark Boland.

Aniversário do príncipe em Highgrove, cruzeiro na Grécia, teatro, concertos, jantares beneficentes: Camilla cada vez mais visível nos meses que seguem.

Por sua parte, os conselheiros do palácio de Buckingham nao perdem de vista nem o casal, nem as pesquisas.

Finalmente, a rainha aceita um encontro com Camilla. E a aceitaçao parece total esta segunda-feira, ao revelar a imprensa que o arcebispo de Canterbury, primaz da Igreja Anglicana, tinha concordado em receber Camilla várias vezes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;