D+ Titulo Saúde
Vacina é para qualquer idade

.

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
03/06/2012 | 08:00
Compartilhar notícia


Engana-se quem pensa que vacina é apenas para criança ou avós. Já ouviu falar naquela dos 15 anos? Chamada DT, previne contra difteria e tétano. Entretanto, além dessa, é fundamental checar se recebeu todas as da infância. É comum esquecer a contra hepatite B e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); essa é dividida em duas doses, porém, muitos tomam somente a primeira.
Já a vacina que protege da meningite passou integrar o calendário oficial de imunização recentemente. Por isso, todos têm de recebê-la. É gratuita, basta ir à Unidade Básica de Saúde. Outra importante é a contra HPV (doença sexualmente transmissível). Mas é paga e deve ser aplicada entre 9 e 25 anos.
Segundo Marcelo Nunes Iampolsky, professor de Hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC, a vacinação é indispensável. "São doenças graves, de fácil transmissão e com maior chance de ocorrer na infância e adolescência." Que tal aproveitar o Dia da Imunização, celebrado no sábado (9), para verificar se está tudo em ordem? Só não esqueça de levar a carteirinha na hora. E, cuidado: se perdê-la, terá de tomar a maioria das vacinas novamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;