Nacional Titulo
Lixo nuclear é embarcado para os EUA
Do Diário do Grande ABC
04/11/1999 | 17:02
Compartilhar notícia


Terminou na madrugada desta quinta-feira a megaoperaçao montada para o transporte de quatro contêineres contendo 22 quilos de resíduos nucleares do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). O lixo atômico começou a ser removido às 22 horas de quarta-feira, quando um comboio de quase 500 metros, formado por 13 veículos, deixou a Cidade Universitária da Universidade de Sao Paulo (USP), com destino ao Porto de Santos, no litoral paulista. As 04 horas, a carga estava embarcada no navio Blue Bird, que zarpou 50 minutos depois com destino aos Estados Unidos, onde o produto será depositado num aterro sanitário nuclear na Carolina do Norte.

A Rodovia dos Imigrantes foi fechada para permitir o livre trânsito da carga radioativa. Ao chegar, por volta da 01 hora ao cais do Saboó, no centro santista, o comboio já era aguardado pelo navio Blue Bird, que havia atracado 20 minutos antes. A operaçao portuária demorou três horas, sendo acompanhada de perto pelo Grupo de Operaçoes Especiais da Guarda Portuária, com armamento pesado. A segurança do comboio foi feita pela Polícia Federal (PF) e pela Polícia Rodoviária durante o trajeto de Sao Paulo a Santos, que compreendeu a Marginal de Pinheiros, a Avenida dos Bandeirantes e o complexo Anchieta-Imigrantes.

Os contêineres foram transportados por quatro caminhoes, sendo que um quinto fez parte do esquema de emergência, como reserva. Além do forte esquema de segurança montado, toda a operaçao foi realizada em sigilo. Pela manha, a assessoria de Imprensa do Ipen confirmou que ela estava encerrada, cabendo à Capitania dos Portos fazer o acompanhamento do navio até o limite das 200 milhas na costa brasileira. A partir desse ponto, a responsabilidade pela carga é dos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;