Economia Titulo
Pesquisa: preços da construção civil tiveram alta em fevereiro
Da Agência Brasil
21/03/2003 | 15:43
Compartilhar notícia


Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon/RJ), revela que os materiais de construção civil continuaram apresentando altas expressivas em fevereiro, apesar de os chamados "vilões do setor" (aço, cimento e areia) não terem tido aumento.

O diretor-executivo do Sindicato, Antonio Carlos Mendes Gomes, explicou que os preços desses insumos já haviam sofrido reajustes preventivos e, por isso, se mantiveram estáveis no mês passado. Já o preço do tijolo de 8 furos subiu 10% em fevereiro, acumulando no ano alta de 15,79%, com variação de 46,67% nos últimos 12 meses.

Dos 40 insumos analisados, 19 tiveram alta em fevereiro. O preço do conjunto de insumos do setor da construção que integram o cálculo do Custo Unitário Básico para edifícios residenciais (CUB Residencial) foi de 1,50%, enquanto a mão-de-obra ficou estável. Com essas variações, o CUB Residencial fechou o mês com aumento de 0,76%, abaixo do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) da Fundação Getúlio Vargas, que cresceu 2,28% no mesmo período.

O Custo Unitário Básico da Construção Civil serve de parâmetro oficial para registro obrigatório do Memorial de Incorporação nos cartórios de registro de imóveis e é ainda um dos índices setoriais adotados para reajustamento de preços em contratos de compra e venda de imóveis em construção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;