Internacional Titulo
Intoxicaçao afeta 400 pessoas na Ucrânia
Do Diário do Grande ABC
01/09/2000 | 11:03
Compartilhar notícia


O presidente Leonid Kuchma decretou estado de calamidade pública na regiao de Mykolaiv (Sul da Ucrânia), onde mais de 400 ucranianos, entre eles 240 crianças, foram misteriosamente intoxicados, anunciou nesta sexta-feira o Ministério das Situaçoes de Emergência.

As autoridades apresentam duas teses sobre a contaminaçao. Uma seria a contaminaçao por combustíveis procedente de um vazadouro de mísseis nucleares desativados. A outra seria o uso excessivo de pesticidas.

Cerca de 350 crianças já foram evacuadas de cinco povoados e ``enviadas às margens do Mar Negro', informou um dos representantes do Ministério, Olexy Poliakov, acrescentando que a epidemia, divulgada nos últimos dias, começou no início de julho.

As vítimas sofrem sintomas como sonolência, problemas de visao e erupçoes cutâneas. Sessenta e três crianças e 13 adultos foram hospitalizados, mas seu estado ``nao é preocupante', assegurou Poliakov.

Desde a época da URSS, a regiao de Mykolaiv foi usada para a instalaçao de silos nucleares e de mísseis estratégicos SS-24, que depois foram desmontados ou destruídos.

Dentro de um acordo internacional, Kiev entregou em 1996 as ogivas nucleares à Rússia e reciclou o combustível. Mas as carcaças dos mísseis continuam armazenadas na regiao, a poucas dezenas de quilômetros dos povoados que agora apresentam sinais de contaminaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;