Economia Titulo
Confiança do comércio fica estável em dezembro ante novembro, mostra FGV
29/12/2022 | 08:43
Compartilhar notícia


Após despencar 10,8 pontos na passagem de outubro para novembro, o Índice de Confiança do Comércio (Icom) ficou estável em dezembro ante novembro, permanecendo em 87,2 pontos, informou nesta quinta-feira, 29, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o Icom caiu 4,9 pontos, a segunda queda seguida após oito meses seguidos de altas.

Segundo a FGV, "o Icom estabilizou em dezembro em nível relativamente baixo, próximo ao que se observava em fevereiro".

"A estabilidade no mês ocorreu pela piora na percepção de vendas com o momento presente, e uma leve alta nas expectativas, mas que precisa ser relativizada pelo nível baixo que ainda se encontra. O cenário macroeconômico negativo parece refletir na confiança do comércio. Enquanto persistir o período de inflação alta, juros em patamar elevado, consumidores com a renda média baixa e endividamento alto, é difícil imaginar uma volta à trajetória ascendente da confiança dos empresários do setor", diz a nota divulgada pela FGV.

Apesar da estabilidade no mês, houve alta em quatro dos seis segmentos do comércio pesquisados na Sondagem do Comércio. Já os componentes do Icom tiveram comportamento divergente em dezembro.

O Índice da Situação Atual (ISA-COM) recuou 1,0 ponto, ficando em 88,7 pontos, menor nível desde março deste ano. "Os dois indicadores que compõe o ISA-COM também tiveram queda no mês, o volume de demanda atual caiu 1,2 ponto e a situação atual dos negócios, 0,7 ponto", diz a nota da FGV.

Já o Índice de Expectativas (IE-COM) avançou 0,9 ponto, atingindo 86,1 pontos. Conforme a FGV, é o menor nível desde julho passado. A nota divulgada pela entidade diz que essa queda foi influenciada "pela melhora do indicador que projeta a tendência dos negócios seis meses a frente, que subiu 2,8 pontos para 89,8 pontos. No entanto, no horizonte de mais curto prazo, as vendas previstas não se mostram otimistas. O indicador recuou 0,9 ponto para 82,8 pontos, o menor patamar desde março de 2021 (68,8 pontos)".

A Sondagem do Comércio de novembro coletou informações de 742 empresas entre os dias 1º e 27 deste mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;