Política Titulo Artigo
Meta é zerar acidentes no transporte
Carlos Eduardo da Silva
26/12/2022 | 00:01
Compartilhar notícia


A maior parte da população que vive em grandes cidades brasileiras se utiliza do transporte coletivo público. Como todo veículo automotor é passível de sinistros de trânsito, é o que também acontece no transporte público, deixando vítimas e produzindo lesões dos mais variados tipos. Assar Gabrielsson e Gustavo Larson, fundadores da empresa Volvo, em seus discursos, deixavam clara a preocupação com o tema: “Veículos são feitos por pessoas e para transportar pessoas. Por isso, o princípio básico para todo o trabalho, do desenvolvimento à operação, deve ser sempre a segurança”. Não podemos desistir de alcançar esse objetivo, temos que aprimorar a cada dia esse desafio, com a colaboração de toda a sociedade, com o pensamento de que na vida nada é impossível, com trabalho, dedicação e esforço de todos chegaremos a um objetivo que deve ser comum a todos.

No Brasil foram criadas iniciativas legislativas nesse sentido, como a Lei Seca, que ficou mais rigorosa em 2012, com tolerância zero. Assim, reduziram-se entre 25% e 30% as mortes no trânsito no nosso País. Em Santo André resolvemos encarar essa situação. De 2015 a 2022 obtivemos resultados positivos no quesito segurança viária. Para se ter uma ideia, o número de acidentes com vítimas fatais teve uma queda de 25 %. Já o número de sinistros de trânsito envolvendo os ônibus caiu de 866 em 2015 para menos de 300 em 2022. 

Esses números só foram possíveis graças a uma intensa rotina de trabalho desenvolvida pela Secretaria de Mobilidade Urbana, SATrans e as empresas que operam o transporte público em Santo André. Adotamos treinamentos que estimulam os motoristas a priorizarem a qualidade do serviço e a segurança dos usuários, reforçando integralmente nosso comprometimento de um futuro com zero acidentes fatais. 

É de conhecimento de todos que temos problemas pontuais, mas queremos um trânsito humanizado e que, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres tenham mais empatia, com isso teremos um trânsito mais seguro. Neste sentido temos que compartilhar todas as responsabilidades para alcançar este objetivo entre os envolvidos, órgãos públicos e a sociedade em geral (tráfego geral, transporte coletivo e os modos ativos). 

Estamos investindo em educação e na infraestrutura viária, consideradas pilares essenciais para alcançarmos esse propósito. Acreditamos, também, que a informação é uma ferramenta importante, e que quanto mais levarmos essa discussão à sociedade, maior será a chance de engajamento coletivo e mais perto estaremos de avançar no combate às mortes e sequelas causadas por acidentes em nossa cidade.

Carlos Eduardo da Silva é advogado, gestor públicos e diretor da empresa pública SATrans (Santo André Transportes).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;